Pesquisa do Ministério aponta avanços na Saúde em Juazeiro

O município de Juazeiro (BA) apresentou maior pontuação, de 6,24, alcançando a liderança no ranking dos municípios de médio porte da Bahia com melhor Índice de Desempenho do Sistema Único da Saúde (Idsus). O Idsus foi lançado no último dia 1º pelo Ministério da Saúde para medir o acesso ao usuário ao serviço e a qualidade dos atendimentos.

A avaliação foi feita através de uma escala que vai de 0 a 10 e com este resultado o município ficou acima da média nacional, avaliada em 5,47, e na frente de Salvador, que ocupa o quinto lugar no ranking (Idsus de 5,86) dos municípios de médio porte do estado. Ainda segundo o Idsus, Juazeiro está na quarta posição entre as capitais do Nordeste e alguns municípios de médio porte da região, na frente da vizinha Petrolina que ocupa o 21º lugar e obteve nota 5,05.

O Idsus revelou que Juazeiro está no rumo certo, investindo melhor os recursos e melhorando os serviços, frisou o secretário da Saúde Ubiratan Pedrosa. “A conquista também se deve ao desempenho e compromisso das equipes que priorizam um atendimento humanizado e a satisfação do paciente. Reconhecemos que ainda existem falhas, mas os primeiros investimentos já apontam que a saúde esta mudando para melhor”, enfatizou o gestor da pasta.

O desempenho do SUS foi calculado através de 24 indicadores que avaliaram o acesso e a efetividade dos serviços nas unidades públicas de saúde. A avaliação obedeceu a critérios da condição econômica e da estrutura da saúde (hospital, posto de saúde e laboratório).

Vânia Castro – assessoria de imprensa/ SESAU

 

Blog do Banana

Deixe seu comentário