Duas porções diárias de soja podem reduzir a frequência e intensidade de ondas de calor vivenciadas por mulheres durante a menopausa, concluiu o mais abrangente estudo já feito sobre o assunto.
Os resultados da pesquisa apontam para uma redução de até 26% no sintoma. Pesquisadores da Universidade de Delaware, em Newark, Nova Jersey, Estados Unidos, analisaram 19 investigações prévias sobre o tema envolvendo um total de 1.200 mulheres.
Os resultados do trabalho foram publicados na revista científica Menopause: The Journal of thev North American Menopause Association.
Até o presente, pesquisas sobre o assunto tinham apresentado resultados contraditórios – algumas confirmando, outras negando os benefícios da soja para mulheres na menopausa.
Mas segundo a equipe americana, a discrepância se deve ao número pequeno de participantes em alguns dos estudos e também a problemas de metodologia.
Quando combinamos todos (os estudos), concluímos que o efeito geral (da soja) ainda é positivo, disse Melissa Melby, professora de antropologia médica na University of Delaware, autora do estudo.
Fonte: Estadão
Blog do Banana