Petrolina: a capital do sertão

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1Ao fazer aniversário Petrolina comemora também sua ativa participação no desenvolvimento econômico de Pernambuco e do país. Privilegiada por sua posição geográfica, às margens do Rio São Francisco, e beneficiada por um rico solo, a cidade assume destaque, figurando mundialmente como a 3º maior produtora de frutas e 20º maior exportadora. A fruticultura é uma das maiores atividades econômicas da cidade, responsável pelo aumento populacional no Vale do São Francisco, que atrai para a região pessoas em busca de novas perspectivas em negócios e educação, gerando ainda novos empregos, diminuindo a pobreza e impulsionando o desenvolvimento da região.

Democrática, a região de Petrolina beneficia tanto os pequenos produtores dos projetos públicos de irrigação, como os grandes empresários de áreas irrigadas. Grande parte dos produtores atua com culturas permanentes e culturas temporárias, com foco nos mercados interno e externo. A região também tem se dedicado a experimentar o plantio de novas culturas de frutas como maçã, caqui, pêra, pitaya, romã e figo.

O vertiginoso crescimento de Petrolina fez com que o desenvolvimento econômico da cidade não ficasse concentrado apenas na fruticultura, atraindo novos investimentos em diversas áreas e hoje o município já aponta crescimento na geração de emprego e renda em outros segmentos como administração pública, construção civil, comércio e serviço. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – Caged- a cidade ocupa a 7º colocação em admissões no nordeste. Só em 2014 foram abertos aproximadamente 30 mil novos postos de trabalho.

“Petrolina tem um potencial invejável e é uma das cidades mais importantes de Pernambuco. Nosso PIB supera o de Olinda, Caruaru e Paulista, que são municípios de crescente desenvolvimento. Tudo isso fruto de políticas públicas como foco no desenvolvimento da cidade, mas também das pessoas que aqui vivem. Nosso município merece todas as felicitações pela proximidade dos seus 119 anos. O empenho do nosso prefeito, Julio Lossio, em atrair investimentos e incentivos para a cidade, garantindo a satisfatória posição que ocupamos, também é digno de parabéns”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agrário, Jorge Assunção.

Segundo o IBGE, em 2014 a população de Petrolina está estimada em 326 017 habitantes, sendo o quinto maior município de Pernambuco e o segundo do interior estado, atrás apenas de Caruaru.

Assessoria de Imprensa Sedesa/PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário