Petrolina avança mais uma vez na educação

Por Ricardo Banana
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Sem títuloA Educação do Município de Petrolina conquista mais um avanço, de acordo com as avaliações dos índices educacionais.Dessa vez, foi o resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE), do Governo Estadual, que apresentou a evolução dos números em relação aos anos anteriores, como também a superação da média do Sistema Educacional de Petrolina, em relação aos números gerais no Sertão Médio São Francisco e no Estado de Pernambuco, como demostram os gráficos abaixos.

Em Petrolina, a evolução dos índices internos ajudou no aumentoda qualidade do ensino de Matemática e Português, disciplinas que são avaliadas pelo sistema.

A Secretária Executiva de Ensino e Gestão Escolar, Profª Lindamária Amorim, ressalta que o aumento nos números se deve ao desempenho efetivo e ao acompanhamento das turmas, enfatizando as matrizes de habilidade e a aplicação dos testes simulados nas respectivas turmas avaliadas, ou seja, do 3º, 5º e 9º anos. “A gente também destacao empenho e a participação dos gestores e professores”.

O secretário de Educação, Cel Heitor Leite, salienta que a boa notícia

é mais um incentivo para todos os que fazem a educação do sistema municipal, na busca de avanços e de qualidade no setor. “É possível, mediante esses resultados, planejar e ampliar ainda mais as estratégias visando à melhoria dentro da sala de aula, a partir da avaliação de ações e investimentos que estejam dando resultados satisfatórios e contribuindo para a melhoria do ensino,”pontua.

Já para o Prefeito de Petrolina, Julio Lossio, os números do SAEPE indicam que o município está no caminho certo, ao fazer a opção de eleger a EDUCAÇÃO como prioridade da gestão. Basta ver os resultados como estes do SAEPE, do IDEB, e os internos, que fortalecem ainda mais o lema“Petrolina, cidade que educa”.

*SAEPE*– O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco que tempor objetivo produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada

período de escolaridade avaliado, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. O SAEPE também contribui diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos.Os resultados da avaliação produzidos pelo SAEPE são associados às políticas de incentivo para reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco-IDEP

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