Petrolina, de mãos dadas com o Interior

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagem1Hoje (14), alunos das escolas municipais Manoel Nunes Barbosa, de Poço da Cruz e também da Francisco Rodrigues de Santana, nas Pedrinhas, tiveram um dia escolar bem diferente. Eles visitaram pontos turísticos e importantes de Petrolina. É o projeto Petrolina, de mãos dadas com o Interior. O Projeto beneficia quatrocentos alunos do 9º dos setores Irrigado, Ribeirinha, Massangano e Sequeiro que estão tendo uma grande oportunidade de conhecer melhor Petrolina.

 imagem

A Secretaria Municipal de Educação, sensibilizada com as desigualdades sociais e, principalmente, com as raríssimas oportunidades para os estudantes do interior, decidiu promover o projeto Petrolina, de mãos dadas com o Interior/2014, projeto que visa oportunizar aos estudantes do interior, em especial, do 9º ano uma viagem a Petrolina, visitando os pontos turísticos e instituições de ensino de nível superior, conhecendo melhor a história, os fascínios e a beleza da nossa cidade. “É uma forma de integração e também de valorização desses estudantes, que terão uma visão mais abrangente do que representa o município e serão despertados para ingresso nas Universidades, Faculdades e Instituto Federal”, pontuou o secretário de Educação de Petrolina, Coronel Leite.

Nessa perspectiva, a SEDUC proporciona a esses estudantes e professores uma fantástica viagem por Petrolina a fim de promover a gestão do conhecimento a partir da construção de saberes sobre sua terra, aprendendo a partir dos pontos turísticos e da sua relação com o meio. Para a estudante Samile Siqueira, da escola municipal Francisco Rodrigues de Santana, em Poço da Cruz, que vem com certa constância para Petrolina, a iniciativa fez com que ela tivesse outro olhar sobre a cidade. “Nunca tinha andando em grande parte dos lugares que estou conhecendo hoje. Estou achando tudo maravilhoso e vendo Petrolina ainda mais linda e mais rica do que eu já via antes,” declara Samile. Já para a estudante Késia Regina, da mesma escola, que vem pouco a cidade, conhecer a história de Petrolina só vem acrescentar mais conhecimento. “Saber mais do povo, da tradição, da história de Petrolina, de como ela se desenvolveu até aqui, só nos dá satisfação e vontade também de saber ainda mais. Estou aproveitando cada local, cada momento,” diz a estudante.

O projeto também beneficia 25 professores dessas áreas que devem acompanhar os alunos nesse passeio turístico cultural. Para participar do Projeto, a Seduc estabeleceu algumas regras para os alunos: estar matriculado em escola pública municipal; cursar o 9º ano do Ensino Fundamental; ter boas notas escolares, ter bom comportamento/disciplina e também assiduidade. O planejamento do roteiro foi montado para que nenhum ponto importante e turístico de Petrolina deixe de ser visitado por esses alunos, como por exemplo, o Museu do Sertão,Centro de Convenções, Shopping, Universidades, Zoológico da Caatinga, Oficina do Artesão, Oficina dos Artesãos, Catedral, Orla, entre outros locais..

As visitas ocorrerão às 3ª e 5ª feiras. Os próximos alunos beneficiados que irão participar do Petrolina, de mãos dadas com o Interior, são da escola municipal Luiz de Souza, no Serrote do Urubu. O passeio acontece na próxima quinta feira, dia 16.

ASCOM SEDUC

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário