Petrolina deve ganhar empresa pública de gestão tecnológica

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Petrolina, o Projeto de Lei nº 025, de 02 abril de 2012 que visa autorizar o Poder Executivo a criar a empresa pública denominada Empresa de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação do Vale do São Francisco – a Vale Digital. A Empresa Vale Digital tem o objetivo de gerir e executar política de tecnologia da informação e comunicação no âmbito da administração pública, compreendendo os serviços de desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, hospedagem de sites e aplicações, implantação e gestão de rede de comunicação de dados, voz e vídeo, treinamento, capacitação e manutenção de equipamentos de informática entre outras atribuições.

Segundo o Controlador Geral do Município, Josaias Santana, a medida tem o intuito de favorecer os serviços públicos com base nos resultados observados na administração brasileira com a inserção das empresas públicas e de gestão de Tecnologia de Informação (TI) em todas as esferas do poder público. “Essa organização foi planejada dentro dos princípios constitucionais da economicidade, da eficiência e da efetividade, destacando a promoção de uma estrutura adequada ao nível de eficiência requerido e economicamente viável”, argumentou.

No ano passado, representantes da Prefeitura de Petrolina reuniram-se na Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) para conhecer as diretrizes de um Planejamento Estratégico de Tecnologia e Gestão da Informação – no âmbito municipal. Nesta oportunidade foi discutida a criação de um órgão no município que atendesse a todas as secretarias, otimizando os trabalhos na informação, melhorando a comunicação entre os setores e garantindo a economia dos serviços.

A reunião foi promovida pela Controladoria-Geral do Município e os Núcleos de Tecnologia da Informação das Secretarias de Administração, Saúde e Educação, além da FEMSAÚDE, Facape, Empresa Petrolinense Trânsito e Transportes Coletivos (EPTTC), e representantes do IGEPREV, Agência Reguladora Municipal de Petrolina (ARMUP) e Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). Participaram do evento o Coordenador da Pós-graduação em gestão de TI da Facape, Vanderley Gondim e o representante da Empresa Municipal de Informática de Recife (Emprel), Moisés Batista, que apresentou o trabalho desenvolvido pela Emprel na Prefeitura de Recife.

“Criamos um projeto para centralizar os trabalho através do planejamento estratégico de tecnologia da informação. Nós temos núcleos de tecnologia desfragmentados, nosso objetivo é centralizar todas as demandas de TI e, com isso, conseguir atender com mais agilidade as prioridades do município em relação a tecnologia da informação”, explicou a coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Petrolina, Simone Araújo.

A coordenadora também enfatizou as oportunidades de trabalho que serão criadas com a empresa. “Os estudantes de Tecnologia da Informação da região terão uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho através da Empresa Vale Digital, evitando o deslocamento desses profissionais para os grandes centros em busca de emprego”, argumentou.

Texto: Iana Lima

Blog do Banana

Deixe seu comentário