Oportunizar que jovens com idades entre 18 a 29 anos concluam o ensino fundamental é o principal objetivo do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Urbano, do Ministério da Educação (MEC). A Secretaria Municipal de Educação de Petrolina enviou o plano de ação e foi contemplada com 750 vagas. As inscrições iniciarão no próximo dia 19 de março, nos cinco núcleos escolares: Escola Municipal Luiza de Castro, Jacob Ferreira, Santa Terezinha e Odete Sampaio.
Para participar do programa é necessário que o jovem saiba ler e escrever, mas que não tenha concluído o ensino fundamental. Além da elevação da escolaridade, a ação proporcionará a qualificação profissional realizada através do arco ocupacional do curso de informática e o desenvolvimento de ações comunitárias com o exercício da cidadania, conforme previsto no Artigo 81 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Outro benefício é uma bolsa de R$ 100,00 para os alunos que possuam no mínimo 75% de frequência escolar.
O processo de inscrições iniciará no próximo dia 19 de março e segue até o dia 30 de abril. Para se matricular, os interessados devem seguir até uma das cinco unidades escolares e levar cópias de RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Caso o jovem não possua nenhum documento que comprove o grau de escolaridade será realizada pelo MEC um teste comprobatório de alfabetização, sendo este um dos critérios para inserção no programa.
“O Projovem é mais uma conquista do município, fortalecendo a Política Pública no campo da educação e será um instrumento de Inclusão e cidadania, trazendo oportunidade de geração de renda e trabalho para aqueles que atuarão no Programa como educadores. Estamos muito satisfeitos por essa conquista”, afirmou a Secretária de Educação, Célia Regina Carvalho.
Petrolina foi um dos municípios do sertão pernambucano que obteve um dos maiores números de vagas oferecidas. O curso Projovem Urbano terá 18 meses de duração e as aulas estão previstas para iniciar no dia 07 de maio.
Fonte: Ascom PMP
Blog do Banana