Petrolina é representada no XIV Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social

A secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho, está representando a Prefeitura Municipal e a cidade de Petrolina, desde a última quinta-feira (22), no XIV Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) que encerra hoje (23). O evento que acontece no Centro de Convenções do Ceará, na cidade de Fortaleza (CE) foi iniciado na última quinta-feira e conta com as presenças da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e dos Secretários Municipais da Assistência Social de diversos estados brasileiros.

“É muito importante participar das oficinas e palestras, pois além de contribuir para a ampliação e desenvolvimento de ações, podemos atuar de forma direcionada, de acordo com o perfil do nosso município; possibilitando a aquisição de novos conhecimentos e experiências que podem ser implantatados desenvolvendo em nossa prática; consequentemente, obteremos ótimos resultados. Estou feliz e tenho a certeza de que nossa gestão está no caminho certo. Além disso, temos resultados positivos, pois os programas sociais desenvolvidos estão de acordo com a política nacional”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Tereza Virgínia de Carvalho.

O tema do encontro deste ano “Entre o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e o Plano Brasil Sem Miséria: os municípios pactuando caminhos intersertoriais” tem como objetivo fortalecer a formação e articulação política dos gestores municipais de Assistência Social, para a efetivação da Política de Assistência Social como política pública. Nesse aspecto são considerandos os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social (Suas) quanto à universalidade, descentralização e intersetorialidade.

Na programação do Congemas, está a realização de uma palestra da secretária Nacional da Assistência Social, Denise Colin e são realizadas 21 oficinas simultâneas, para esclarecer dúvidas sobre os temas e compartilhar conhecimentos entre os participantes sobre gestão do trabalho do Suas, vigilância social, ferramentas informacionais, orçamento público, gestão dos fundos de assistência social, regulamentação da Lei Orgânica de Assistência Social, vinculação de entidades socioassistenciais, enfrentamento ao trabalho infantil e operacionalização do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

No mês passado foi realizada uma capacitação para Gestores da Assistência Social em Recife, com o tema “O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Plano Brasil Sem Miséria”, no âmbito do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), apresentando o 1º Módulo da Oficina de Capacitação Intensiva e Sequenciada, com troca de experiências e discussões sobre programas e ampliações de iniciativas já existentes pactuadas numa perspectiva de intersetorialidade, dentro dos eixos do referido Plano: transferência de renda, acesso a serviços e inclusão produtiva.

Hoje (23), será eleita ainda a nova diretoria do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e escolhida a sede do próximo evento.

Texto: Emaísa Lima

Blog do Banana

Deixe seu comentário