Petrolina ganha novo perfil turístico

imageO setor de turismo e entretenimento, em Petrolina, tem motivos de sobra para comemorar. É visível a mudança que se configura na região, com o aumento de visitantes, que são atraídos também pela beleza e opções de lazer da região e não só pelo turismo de negócio como era registrado anteriormente. Destaque para o Turismo de Lazer e o Enoturismo dentre as novas ofertas bastante demandadas pelos nossos visitantes Os atrativos naturais de rara beleza e as novas opções de lazer ofertadas tem atraído mais visitantes à cidade. Contribue também para esse novo momento do setor, um crescente número de equipamentos de hospedagem e de gastronomia se instalando em nosso mercado, o que, consequentemente, melhora a estadia de nossos turistas e concede mais opções de escolha.

Em todo o estado de Pernambuco, houve um aumento de 3,5% de aumento no setor, com a visita de mais de cinco milhões de turistas em 2013. Além de ter o turismo em alta, Petrolina possui hoje a 7ª maior economia do estado, com o PIB de R$ 3,3 Bilhões e o PIB Per Capita de R$ 11.044,33. Além de ser a cidade que mais exporta uva e manga do país. “Estamos cada vez mais trabalhando para concretizar Petrolina e o Vale como um destino turístico reconhecido no país,” ressalta o secretário de Turismo de Petrolina, Iuric Pires. O secretário explica que está sendo feito um planejamento integrado com os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Orocó para consolidar a região como uma das melhores opções de lazer e turismo do Vale.

Iuric Pires diz ainda que está em andamento o projeto de revitalização do Bodódromo, a recuperação da Orla II e em breve, será feita a também revitalização da Orla I e o acesso às barquinhas. “Estamos cada vez mais fortalecendo nosso conselho de Turismo e convidando cada vez mais o trade e outras instituições para planejar e executar ações que impulsionem o turismo como um viés de desenvolvimento para a cidade e a região”, finaliza.

São seis vinícolas no Vale do São Francisco que já consolidaram a Rota Turística da Uva e do Vinho, passeio turístico onde os visitantes podem conhecer os vinhos tropicais. Além do polo vinícola, Petrolina oferece passeio turístico pelas principais ilhas do Rio São Francisco, como a Ilha do Maroto, do Massangano, lha da Amélia e do Rodeadouro. Há mais ilhas em nossa região, entretanto estas citadas acima possuem infraestrutura de bares, restaurantes, e, no caso do Rodeadouro, meios de hospedagem.

Além das visitas às ilhas, há opções de passeios oferecidas para quem quer desfrutar de outras maravilhas do Rio São Francisco. Passeios de catamarã pelo Rio ao” Pôr do Sol”,”Passeio Panorâmico” ,e o Roteiro das Ilhas. O turista conta ainda com o Vapor do Vinho que oferta aos turistas um tour nas águas do Rio São Francisco, com visita a Fazenda Ouro Verde, Fazenda Fortaleza e uma Eclusagem na Barragem de Sobradinho. Há ainda a oferta de aluguel de equipamentos náuticos como lanchas e jet skis.

No mês de janeiro de 2014, a Rede Globo apresentou a todo o Brasil a minissérie “Amores Roubados”, que teve suas locações de filmagem todas às margens do Rio São Francisco. A minissérie foi baseada no livro “A emparedada da rua Nova”, romance que se passa no Recife da metade do século XIX. A direção de fotografia apresentou mais uma vez ao Brasil as belezas do sertão pernambucano banhado pelo “Velho Chico”.

Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário