Petrolina inicia programação da Semana Santa

Com a proximidade da Semana Santa, os grupos teatrais e comunitários se organizam para a teatralização do fato histórico de maior relevância religiosa para os cristãos, a vida e morte de Cristo. Potencializando a diversidade cultural e artística da cidade, a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Cultura, está apoiando a realização de espetáculos em bairros e distritos do município.

Nesta quarta-feira (04), primeiro dia de apresentações, o público poderá optar por prestigiar a apresentação realizada pelo Grupo Imaginarte, na Praça Maria Maga, no bairro José e Maria, ou o espetáculo itinerante do Ouro Preto, que acontecerá entre a Igreja Católica do bairro e as ruas 2, 3 e 4. Ambos estão marcados para começar às 20h.

Objetivando o fortalecimento e desenvolvimento do cenário artístico e cultural da cidade, a Secretaria de Cultura incentivou a parceria entre grupos consolidados e grupos inciantes, desta forma o Grupo Imaginarte e a Companhia Teatral do Bairro Pedro Raimundo (CIATEPER) realizam, na quinta-feira (05), uma apresentação na Av. José Maciel, bairro Pedro Raimundo. Na sexta-feira (06), a parceria entre o Grupo Kyrios e o Grupo de Teatro Reviver apresenta seus resultados na Escola Municipal Anete Rolim, no bairro Pedra Linda.

Atendendo a demanda de interiorização da oferta de bens culturais, na sexta-feira (06), a partir das 20h, o Grupo Imaginarte faz apresentação no centro de Rajada, onde o espetáculo, de acordo com o diretor do Imaginarte, Wellington Amorim, contará com a participação especial de moradores, inclusive crianças, do distrito. No mesmo horário, o Grupo da Paróquia São Francisco das Águas realiza sua encenação em frente à Paróquia do N9.

Na quinta e sexta-feira (05 e 06), a partir das 20h30, acontecerão apresentações no Parque Municipal Josepha Coelho, onde a população de Petrolina poderá prestigiar o maior e mais antigo espetáculo da cidade. Fundado há 38 anos, o Grupo Guterima trouxe a inspiração para construção do espetáculo de uma visita feita à Nova Jerusalém em 1973. Cinco anos depois foi realizada a primeira encenação da vida e morte de Cristo em Petrolina, com palco no Centro Social Pio XI. No ano seguinte, já com grandes proporções, é apresentado no Estádio da Associação Rural, atualmente conhecido como Estádio Paulo de Souza Coelho.

Desde 1981, o espetáculo ganhou as ruas da cidade, sendo apresentado em várias localidades, como nas margens do rio São Francisco. No atual cenário, o Parque Josepha Coelho, a encenação acontece desde 1998. Segundo o diretor do Guterima, José Geraldo, mesmo depois de 15 anos, o parque, um cenário humanístico, continua oferecendo desafios e novidades para as montagens. Nste ano, não faltarão novidades, José Geraldo promete um texto revisado, nova trilha sonora, novas cenas e percursos, além de renomado elenco.

Desenvolvendo atividades em vários ciclos culturais, a cidade de Petrolina tem demonstrado sua diversidade e riqueza cultural ao longo do calendário anual de eventos. Descentralizada e inovadora, a programação da Semana Santa de Petrolina visa, segundo a secretária de Cultura, Roberta Duarte, além da oferta de lazer e entretenimento à população de Petrolina, a consolidação de um calendário de eventos diverso, antenado com os ciclos da cultura brasileira, pernambucana e operado por artistas e agentes culturais autônomos e profissionalizados. “A cultura e as ações desenvolvidas na área cultural precisam ser pensadas de forma mais ampla, desta forma, a cada atividade realizada, a Secretaria de Cultura tem se preocupado com questões transversais que atuem na constituição e consolidação de um ambiente saudável para produção cultural em Petrolina”, afirmou Roberta Duarte.

Programação completa:

Dia 4 de abril:

20h – José e Maria (Praça Maria Maga) – Grupo Imaginarte (comemoração dos 25 anos);

20h – Ouro Preto entre as ruas 2, 3 e 4 na Igreja Católica do bairro – Grupo Kyrios e Grupo de Teatro Reviver;

Dia 5 de abril:

19h – Av. José Maciel, bairro Pedro Raimundo – Companhia Teatral do Bairro Pedro Raimundo (CIATEPER) e Grupo Imaginarte;

20h30 – Parque Municipal Josepha Coelho – Guterima;

Dia 6 de abril:

20h – Bairro Pedra Linda, Escola Municipal Anete Rolim – Grupo Kyrios e Grupo de Teatro Reviver;

20h – Rajada (Centro) – Grupo Imaginarte;

20h30 – Parque Municipal Josepha Coelho – Guterima;

20h – N9 em Frente à Igreja Paróquia São Francisco das Águas – Grupo da Paróquia São Francisco das Águas

Texto: Quercia Oliveira

Blog do Banana

Deixe seu comentário