Petrolina recebe oficinas de “Capacitação em Projetos Culturais”

Integrando o Polo Nordeste, Petrolina sediou na última semana (14 a 16) as oficinas presenciais do “Programa de Capacitação em Projetos Culturais”, realizado pela Fundação Getúlio Vargas/MINC e apoiado pela Secretaria de Cultura da cidade. Com objetivo de capacitar, continuamente, artistas e produtores culturais públicos e privados, o programa oferece base para elaboração de projetos consistentes e alinhados às políticas públicas.

Em três dias de oficinas, os participantes entraram em contato com técnicas exclusivas para elaboração de projetos e especificidades da lei de direitos autorais brasileira. Para testar a aplicabilidade dos novos conhecimentos, foram modelados projetos em diversos segmentos culturais, que também serão utilizados como forma de seleção para participação em novas etapas do projeto.

Segundo participantes do projeto, as técnicas abordadas apresentam novas possibilidades para pensar, elaborar e realizar planejamentos para atividades culturais, capacitando para gestão mais eficiente de recursos materiais, humanos e financeiros.

Aberto aos participantes de diversas cidades, o polo Petrolina recebeu produtores e artistas do Nordeste e Sudeste do país, que aproveitaram os intervalos das aulas e o final de semana para conhecer a cidade, apreciando os atrativos turísticos e os estabelecimentos gastronômicos da cidade.

De acordo com a Secretária de Cultura de Petrolina, Roberta Duarte, a realização de eventos desta natureza é fundamental para formação e construção de redes produtivas dos artistas locais, destacando, ainda, o incentivo ao turismo. “Com este intercâmbio, os produtores e artistas locais constituem redes de contato e circulação de seus produtos, impulsionando a formação e a profissionalização. Outro aspecto importante é o incentivo ao turismo, possibilitado pelo conhecimento do patrimônio cultural material e imaterial de Petrolina”, afirmou.

Texto: Quercia Oliveira

Foto: João Ricardo

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário