Petrolina Saudável estará no bairro José e Maria neste sábado

Neste sábado (14), será a vez do bairro José e Maria receber o Mutirão Petrolina Saudável. A partir das 08h, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) estará na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Lia Bezerra, ofertando gratuitamente diversas ações de saúde. As atividades têm como objetivo estimular a promoção da saúde e a prevenção de doenças. Na abertura da edição 2012 do Programa, mais de 1.300 atendimentos foram realizados no bairro Dom Avelar.

Entre os serviços disponibilizados estarão a mamografia, preventivo, exame PSA para os homens, busca ativa de casos de diabetes e hipertensão, consultas médicas, triagem auditiva em crianças de 0 a 7 anos, pesquisa de câncer bucal, vacinação, verificação do índice de massa corporal, avaliação nutricional, escovação e aplicação de flúor nas crianças, distribuição escovas dentárias, teste rápido de hepatite, distribuição de preservativos, Ouvidoria Itinerante, confecção do Cartão SUS, palestras e rodas de conversa. Para participar, basta ir ao encontro da equipe da SMS na AME Lia Bezerra.

“O Petrolina Saudável é um evento realizado desde o início da gestão e em 2012 optamos por dar um foco maior à saúde, ofertando à população todos os serviços da nossa Rede. Essa é uma maneira de estimular os usuários a buscarem a Unidade Básica de Saúde ou a AME Saúde da Família quando necessário, para realizar os seus exames de rotina e, assim, prevenir as doenças ou diagnosticá-las precocemente”, afirmou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, ressaltando a importância de criar na população a cultura da saúde.

A cada sábado, o Petrolina Saudável estará em um local diferente, atendendo a comunidade. No cronograma, além do Dom Avelar e do José e Maria, estão os bairros Vila Eduardo, Areia Branca, Henrique Leite, Ouro Preto, Antônio Cassimiro, Centro, Gercino Coelho, Pedra Linda, Jardim Amazonas, Cohab Massangano, João de Deus, Jardim São Paulo, São Gonçalo e nas localidades de Rajada, Izacolândia e Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleos 5 e 8, e no Km-25 do Projeto Maria Tereza, onde já existem ou serão construídas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família.

Texto: Eneida Trindade

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário