Petrolina Saudável supera expectativas no bairro José e Maria

O Programa Petrolina Saudável, visitou, nesse sábado (14), a unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família Lia Bezerra, no bairro José e Maria. A segunda ação do Programa em 2012 superou as expectativas da equipe da Secretaria Municipal de Petrolina (SMS), com mais de 3.400 atendimentos em diversos serviços de saúde voltados para a Saúde do Homem, da Mulher, da Criança, Saúde Bucal, Mental e Auditiva.

Criado pela Prefeitura Municipal em 2009, neste ano o Programa está focado nos serviços de saúde. Com o objetivo de estimular a promoção da saúde e a prevenção de doenças, cerca de 120 servidores municipais e parceiros realizaram, no bairro José e Maria, diversos atendimentos à comunidade. Entre os serviços, foram disponibilizados os exames de mamografia, preventivo ginecológico, PSA para os homens, a busca ativa de casos de diabetes, hipertensão e hanseníase, consultas médicas com clínico geral, dermatologista, oftalmologista (com a entrega de 30 óculos), triagem auditiva em crianças de 0 a 7 anos, pesquisa de câncer bucal, vacinação, escovação e aplicação de flúor, distribuição de 200 escovas dentárias, teste rápido de hepatite e a distribuição de 2.736 preservativos. A confecção do Cartão SUS foi um serviços bastante procurado, com 1.500 atendimentos.

Para a comunidade, o maior benefício do Petrolina Saudável é ter acesso aos serviços de saúde sem precisar faltar ao trabalho. “A melhor coisa desse mutirão é que as pessoas que trabalham durante a semana também podem ser atendidas. Só hoje eu passei por três atendimentos”, afirmou o confeiteiro Neivan Alves da Silva. O mesmo efeito foi sentido pela auxiliar de cozinha Marilene Rodrigues. “O prefeito está de parabéns. Esse mutirão facilita a vida de muita gente”, enfatizou.

A secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, que acompanhou todas as atividades, ficou surpresa com a adesão da comunidade ao Programa. “A repercussão e o chamado à população têm garantido um efeito positivo. A quantidade de pessoas presentes neste sábado nos surpreendeu. Conseguimos dobrar o número de atendimentos realizados no bairro Dom Avelar”, declarou a gestora, agradecendo o empenho da equipe da SMS e aos estudantes da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e da Universidade de Pernambuco (UPE) que participaram do mutirão. No próximo sábado (28), o Petrolina Saudável estará na AME Saúde da Família do bairro Vila Eduardo.

Os resultados de todos os exames realizados no Petrolina Saudável serão entregues nas casas dos usuários. Caso seja verificada alguma alteração, o paciente será encaminhado ao serviço especializado para iniciar, o seu tratamento.

Texto: Eneida Trindade

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário