Petrolina Saudável vai levar ações de Saúde aos bairros da cidade

No intuito de estimular a promoção à saúde e a prevenção de doenças, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) inicia, a partir de 31 de março, uma série de ações de saúde. O Petrolina Saudável, realizado no município desde 2009, acontecerá em formato de mutirão, com a oferta de diversos serviços, em locais como os bairros Dom Avelar, José e Maria, Vila Eduardo, Areia Branca, Henrique Leite, Ouro Preto, Antônio Cassimiro, Centro, Gercino Coelho, Pedra Linda, Jardim Amazonas e nas localidades de Rajada, Izacolândia e Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleos 5 e 8, onde já existem ou serão construídas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família.

Para participar, basta o usuário ir ao encontro da equipe da SMS no local onde estiver acontecendo a ação. A abertura da quarta edição do Programa Petrolina Saudável acontece na AME Leonor Elisa, no bairro Dom Avelar, a partir das 07h, onde serão atendidos moradores dos bairros Loteamento Padre Cícero, Vila Rotary, São Jorge, Terras do Sul e São Joaquim.

Durante o evento, a SMS disponibilizará um elenco de serviços divididos em 15 ações de saúde, como exames, consultas, vacinas e atividades educativas relacionadas à Saúde do Homem, da Mulher, da Criança, Saúde Bucal, Mental, Auditiva, do Trabalhador e controle de hipertensão e diabetes, além da Ouvidoria Itinerante e da confecção do Cartão SUS. Os usuários terão acesso a exames laboratoriais, teste rápido para glicemia, sífilis, hepatite e HIV, atualização de cadernetas de vacina, consultas médicas, procedimentos odontológicos, verificação de pressão arterial, palestras, rodas de conversa, agendamento de PSA para os homens acima de 40 anos, mamografia para mulheres acima de 40 anos e preventivo.

“Estamos mobilizando um grande número de profissionais para garantir o acesso de todos ao sistema de saúde. Existem pessoas que buscam as Unidades de Saúde com certa frequência, mas a maioria da população só procura o serviço em caso de urgência, quando as chances de cura são reduzidas. Precisamos mudar essa realidade estimulando a prevenção”, declarou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, salientando que os profissionais de saúde prestarão uma atenção especial ao diagnóstico de hipertensão, diabetes, câncer de colo de útero, mama e próstata. “Com o Petrolina Saudável, vamos promover uma busca ativa desses pacientes que sabemos que existem, mas não aparecem em nossos registros”, completou o prefeito Julio Lossio.

Texto: Eneida Trindade

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário