Petrolina sedia III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Foi lançada na tarde desta quarta-feira (25), no auditório do Sest/Senat, a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência em Petrolina. O evento é uma realização da Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Acessibilidade, e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Petrolina (COMUD), com o objetivo de provocar nas pessoas com deficiência o interesse pela discussão sobre os seus direitos.

Participaram da abertura o prefeito de Petrolina, Julio Lossio; o Secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição; a presidente da Câmara de Vereadores de Petrolina, Maria Elena Alencar; o coordenador do Núcleo de Acessibilidade e inclusão da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), Manuel Aguiar; representantes do COMUD e sociedade civil.

Com o tema “Um olhar através da convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência da ONU”, a Conferência terá em sua programação apresentações, palestras, debates e escolha de 18 delegados que representarão o município na Conferência Estadual que acontecerá no mês de julho em Recife.

“A ONU recomenda que as pessoas com deficiência participem mais das discussões e conheçam seus interesses para que o município, o Estado e a União possam atender os direitos da pessoa com deficiência e ensiná-los a cumprir os seus deveres também”, explicou o secretário de Acessibilidade, Marcos Conceição.

A Conferência é aberta para toda sociedade civil e representantes de entidades voltadas para as pessoas com deficiência. Adelise Maria da Silva tem deficiência mental e acredita que através do evento seus direitos serão cumpridos. “Eu decidi participar porque eu gostaria de dar minha opinião a respeito de filas em banco, em casas lotéricas. As pessoas querem que a gente especifique nossa deficiência, porque pensam que a fila é só para quem tem deficiência física, isso é uma exposição grande”, reclamou.

A programação nesta quinta-feira (26) está composta pela Conferência Magna, Debates, Eixos Temáticos com os temas ‘Educação, esporte, trabalho e reabilitação profissional’, ‘Acessibilidade, comunicação, transporte e moradia’, ‘Saúde, prevenção, reabilitação, órteses e próteses’, ‘Segurança, acesso à justiça, padrão de vida e proteção social adequada’ e eleição dos delegados.

“Acredito que todas as pessoas, com o passar do tempo, apresentam algum tipo de limitação, por isso temos nos preocupado em avançar em ações que facilitem a vida dessas pessoas, proporcionando acessibilidade, através das rampas acessíveis, de ações de integração e da liberação das calçadas para que as pessoas possam transitar com segurança. Contudo, é preciso que vocês sejam vigilantes para garantir os seus direitos”, disse o prefeito Julio Lossio aos presentes.

Texto: Cíntia Sacramento

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário