Este ano, o município de Petrolina ultrapassou os 52 mil pontos de iluminação em LED, distribuídos em todo o seu território. A modernização iniciada em meados de 2021, de forma pioneira, por meio da parceria público-privada (PPP), segue trazendo benefícios para milhares de pessoas que vivem na área urbana e zona rural. Além de reduzir o consumo de energia, a iluminação em LED também contribui com a sustentabilidade, cuidado com o meio ambiente, segurança e qualidade de vida da população.
Antes de 2021, o número de luminárias em LED no município não passava de 5 mil, segundo levantamento do setor de iluminação pública da Secretaria de Serviços Públicos e Defesa Civil (Sespu). A modernização do sistema impactou não somente na rotina da população, mas também tem gerado uma redução anual de aproximadamente R$ 7 milhões na conta de energia do município.
Este ano, o serviço de ampliação da rede beneficiou comunidades do interior a exemplo de Uruás, Capim, Rajada, acesso ao N10, N5, Nova Descoberta, Ponta da Serra, Caatinguinha. Já na sede, houveram melhorias nas avenidas das Nações, Honorato Viana, Redenção, nas vias próximas ao canal do bairro Cacheado, acesso ao bairro João de Deus, rotatória dos Barranqueiros e nos bairros Cohab VI e Cohab Massangano, Henrique Leite, Loteamento Recife, Padre José de Castro, Dom Avelar, Nova Petrolina, Padre Cícero, Cidade Universitária, Antônio Cassimiro, Pedra Linda, Boa Esperança e Ouro Preto.
Novas ligações e manutenção – Em caso de pedido de expansão de pontos (se não tem luminária), o morador deve ligar para (87) 3983-6423 para fazer o cadastro dos mesmos. Já no caso de pedido de manutenção, o atendimento é feito através de ligações gratuitas para o número: 0800 608 1022, via telefonia móvel ou aparelhos fixos, e deve ser informado o barramento do poste (composto por letras e números). Depois de protocolado o chamado, as equipes do setor de iluminação pública da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) têm um prazo máximo de até 24 horas para solucionar a demanda na área urbana e 5 dias no interior.
