Petrolina: Vara da Infância e Juventude realiza ações sociais em escola e abrigo

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Nesta quarta-feira (16), às 9h, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Petrolina, Marcos Bacelar, promove mais uma ação do programa Justiça e Cidadania na escola estadual Padre Manoel Cassiano, localizado no bairro Loteamento Recife.

Em seguida, o magistrado dirige-se ao abrigo Anjo da guarda para realizar audiências concentradas com o intuito de reintegrar menores acolhidos ao ambiente familiar.

No primeiro evento, serão ministradas palestras para orientar jovens e seus responsáveis sobre os direitos e deveres de crianças e adolescentes. Também serão realizados atendimentos especializados por uma equipe multiprofissional comporta por psicólogos, assistentes sociais, advogados, fiscais da Infância e Juventude, conselheiros tutelares, entre outros.

No segundo momento, o abrigo Anjo da Guarda, comportará as audiências concentradas a serem realizadas pelo Magistrado da Vara da Infância e Juventude. Um dos objetivos principais é minimizar o tempo das crianças institucionalizadas, devolvendo-as aos seus responsáveis legais ou dando prosseguimento ao processo de colocação em famílias substitutas. A visita ainda contará com a presença de palhaços, brinquedos, entre outras atividades recreativas para os participantes do segundo evento.

As ações pretendem, desta maneira, minimizar os problemas enfrentados pelas escolas com relação a seus alunos, como evasão escolar, violência, bullyng e melhorar a participação dos pais no desenvolvimento dos filhos. “Com esse primeiro evento tentamos estreitar os laços entre justiça, escola e pais para prevenir a vitimização no ambiente escolar. Já no abrigo, buscamos atender todas as necessidades das crianças abrigadas para que possamos abreviar seu tempo na instituição”, explica Marcos Bacelar.

Ambas as atividade tem a coparticipação da prefeitura da cidade, com a ação direta das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) e de Educação. Outra entidades também dão apoio às duas atuações desta quarta, como a Defensoria Pública, o Conselho tutelar, o Ministério Público estadual e as polícias Civil e Militar.

Fonte: Blog Folha.com

Blog do Banana

Related Posts

2 comentários

Léo - Encontre Solução 15 de maio de 2012 - 10:05

Ricardo os comentários estão ok!

Responder
Blog do Banana 16 de maio de 2012 - 6:33

SIM!!!

Responder

Deixe um comentário