PF suspende a emissão de passaportes

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

A emissão de passaportes está suspensa. Parte do atendimento que foi retomado na última segunda-feira pelos agentes em greve da Polícia Federal foi cancelado ontem. Viagens para tratamento são a única exceção para agendar a solicitação do documento. Já os serviços de embarque e desembarque de voos internacionais voltam a ficar lentos com a retomada das operações-padrão. Na manhã de ontem, no Aeroporto Internacional do Recife, o voo 980 da América Airlines, com destino a Miami, nos Estados Unidos, decolou com quase duas horas de atraso.

Quem tentou agendar a solicitação para retirada de passaporte no site da Polícia Federal para o início dessa semana, com sorte, teve sucesso. Com uma demanda de 200 pedidos por dia, os agente grevistas atenderam só 30 pessoas no turno da manhã e outras 30 à tarde.

O afrouxamento da greve se deu em meio ao clima de expectativa para a reunião na quarta, em Brasília, com o Ministério do Planejamento. De acordo com o Sindicato dos Policiais Federais (Sinpef), a categoria pede o reconhecimento da carreira que, apesar de ser de nível superior, ainda recebe salário de nível médio. Em nota, o Ministério do Planejamento informou que os grevistas nem quiseram ouvir a proposta do governo.

“O tom de início da conversa foi de um reajuste pequeno já que os recursos do governo são poucos. Isso não nos interessa, não queremos aumento salarial, buscamos o que a lei 9.266 já apontou: que nossa carreira é de nível superior. Queremos ser incluídos na tabela dos servidores desse grau de escolaridade”, justifica o presidente do sindicato, Marcelo Pires. Segundo o ministério, o salário inicial dos agentes, papiloscopistas e escrivães passaria de R$ 7.885,99 para R$ 18.881,44.

A estudante de doutorado em economia Iansã Melo Ferreira, 33 anos, mora nos Estados Unidos e ficou presa no aeroporto ontem em meio ao impasse entre governo e grevistas: “Estudo em Santa Barbara. Consegui essa folga para passar um tempo com minha família e foi tudo muito programado Escolhi cadeira, dia. Por conta do atraso, devo perder minha conexão em Miami e não sei como as coisas serão resolvidas”, desabafou.

O voo 980 da America Airlines deveria decolar do Aeroporto Internacional do Recife às 10h04 de ontem e chegar em Miami às 17h19. Com a operação-padrão da PF, o avião só saiu do pátio às 11h54.

De acordo com o presidente do Sinpef, a abordagem realizada deveria ser feita diariamente e não acontece por falta de efetivo policial. “Apenas três agentes trabalham no aeroporto para fiscalizar embarque e desembarque internacional. A fiscalização de passageiros é feita por amostragem com, no máximo, cinco pessoas sendo minuciosamente revistadas por voo. Quem ganha com isso é o tráfico de drogas”, explica Marcelo Pires.

Na operação-padrão, todos os passageiros de voos internacionais são minuciosamente revistados, assim como as bagagens, isso causa filas e atrasos.

Uma nova reunião com o Ministério do Planejamento está agendada para às 20h da próxima terça (21). Até lá, quem está com o passaporte pronto na Polícia Federal pode comparecer à sede da instituição no aeroporto e, com passagem em mãos, pegar o documento no dia do voo, informa o sindicato. Já estrangeiros que estão no Brasil e precisam renovar o visto terão que ficar no país como ilegais. O registro de estrangeiros está 100% suspenso.

Fonte: JC Online

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário