PIB do Brasil está em antepenúltimo em ranking com 47 países

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Apesar do governo Michel Temer comemorar o crescimento de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre, levantamento da agência de classificação de risco brasileira Austin Rating coloca o Brasil 45º lugar dentro de um ranking de 47 países, em relação ao desempenho da economia.

De acordo com o economista-chefe da Austin Rating, Alex Agostini, o Brasil foi mais uma vez superado pelas economias da Grécia, Ucrânia e Rússia, que nas edições de 2016 estavam com desempenhos piores.

Os 47 países que estão no ranking representam 85,5% do PIB mundial (US$ 67,8 trilhões) e são os que divulgaram seus resultados até o momento.

Outro levantamento, divulgado em uma matéria da FolhaPress, aponta o Brasil está em 37º entre 40 países que já divulgaram o PIB do terceiro trimestre -sempre na comparação com os três meses imediatamente anteriores.

Segundo estes dados, o país só não ficou abaixo do México e da Dinamarca, além de igualar o o desempenho da Lituânia.

O PIB do México teve uma contração de 0,3%, a primeira em quase dois anos, com a economia abalada por temor e pela passagem de furacão no período. Já a Dinamarca registrou queda de 0,6%, a primeira queda desde 2015 e maior em mais de cinco anos.

O desempenho brasileiro ficou bem abaixo dos obtido pelos sul-americanos Chile (alta de 1,5%) e Colômbia (0,8%) ou de emergentes asiáticos como Tailândia (1%), China (1,7%) e Malásia (1,8%). (247)

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário