Posto de Saúde do Adolfo Viana é reinaugurado em Curaçá-BA

imageNa manhã dessa quarta (15), aconteceu a solenidade de inauguração de reforma e ampliação do Posto de Saúde da Família – PSF do Bairro Adolfo Viana, na cidade de Curaçá. Autoridades, funcionários públicos e comunitários se fizeram presentes no ato de descerramento da placa da inauguração da reforma/ampliação e troca de mobiliário que o PSF recebeu. O prédio foi construído pela Prefeitura, em parceria com o Governo Federal, em 2006. De lá para cá nunca foi reformado, de acordo com informações dos funcionários. A Unidade de Saúde atende também a população dos Bairros Bambuí e Salvador Pereira Lima com: acompanhamento de gestantes, hipertensos, portadores de hanseníase e tuberculose, diabéticos e crianças, atendimento médico, odontológico e de enfermagem, distribuição de medicamentos, contraceptivos e preservativos; exames e vacinação (imunização), além das visitas em domicílio pelos agentes de saúde. Esses serviços são comuns em todos os demais PSFs de Curaçá. O atendimento ao público ordinariamente acontece de segunda a sexta, das 7h30 às 17h.

Na Solenidade de Inauguração, que foi iniciada às 11h, toda a equipe de profissionais que ali trabalham foi apresentada ao público. No início do ano, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura registrou as péssimas e limitadas condições em que se encontrava o Prédio: móveis velhos, rachaduras nas paredes e banheiros precários, infiltrações, portas danificadas, carecendo urgente de reforma e reaparelhamento. Em virtude disso foi executada essa obra orçada em R$ 52.108,24, numa parceria com o Ministério da Saúde (Governo Federal). “O que deixava a desejar era a estrutura física, era muito precária. Não tinha sala adequada, nem climatização. O número era insuficiente de salas e havia dificuldade de exames laboratoriais. Agora, pelo menos nesses casos mudou, são melhores condições para atendimento da população, para que ela se sinta acolhida nesse novo ambiente de trabalho”, avaliou Romero Gomes de Lima, médico que trabalha no PSF há um ano e meio.

A Solenidade de Inauguração, conduzida pela cerimonialista da Prefeitura, Ângela Cipriano, foi iniciada com apresentação do ‘Hino do Centenário de Curaçá’. Após esse momento, as autoridades fizeram o uso da palavra. “É uma satisfação estar entregando mais um prédio reformado, que dará condições às equipes de trabalho, e esse é nosso objetivo, pois consequentemente isso melhora os atendimentos em nossa Cidade”, falou a Secretária de Saúde, Tamiris Brandão, que agradeceu a todos que contribuíram para essa Obra, desde o pedreiro ao pessoal do Departamento de Atenção Básica da Secretaria e Saúde. A Secretária também lembrou que essa ação representa mais um dever cumprido pelo Governo. O vereador Wanderley Loureiro, que na ocasião da construção do PSF, em 2006, era o Secretário Municipal de Governo, relembrou da atuação do ex-prefeito Aristóteles Loureiro na saúde e evidenciou Curaçá como destaque na saúde do Brasil por estar fazendo importantes investimentos. Januário, também edil, elogiou o Programa Saúde da Família e a importância das melhorias que o Governo Municipal vem fazendo na estrutura física, na aparelhagem e contratação de profissionais da saúde. O vereador Beto Araújo ressaltou que já é a terceira inauguração de postos em Curaçá e antecipou que a próxima será no Povoado de Pedra Branca (onde ele mora), no dia 26 desse mês. O também vereador Laerty Tanúrio elogiou a iniciativa do Prefeito Carlinhos Brandão e da Secretária Tamiris e evidenciou a importância da saúde bucal nos PSFs. Por fim, falou o Prefeito. “Prometemos na Campanha cuidar bem de vocês, e com certeza, o que estiver ao nosso alcance, iremos fazer mais. Em parceria com o Governo Federal, estamos fazendo reformas com ampliação em todos os distritos. E vamos construir mais quatro postos, dois na Sede e dois no Interior com valores de mais de 400 mil reais em cada. Estamos dando condições de trabalho aos profissionais”, disse Carlinhos Brandão que elogiou a Presidenta Dilma Roulssef, enfatizando a oportunidade de fazer projetos, especialmente, de saúde que beneficiam o Município e o Programa ‘Mais Médicos’ que beneficiou Curaçá com quatro profissionais. Carlinhos também pediu aos profissionais do PSF que atendessem bem à população e se disse aberto para ajudar os trabalhadores no que eles precisarem.

Após a solenidade, aconteceu o simbólico desenrolar do laço (com as cores da bandeira do Município) na entrada no Prédio e, em sequência, o descerramento e leitura da placa. Os dois atos foram feitos pela Secretária Tamiris e pelo Prefeito Carlinhos, simultaneamente. Logo após, foi servido lanche e refrigerante aos presentes que puderam acessar às novas estruturas do Posto de Saúde da Família que também recebeu diversos móveis e equipamentos novos.

Mais inaugurações de unidades de saúde: http://www.gazzeta.com.br/curaca-cat/

Mais informações a respeito de ações do Governo em Saúde: http://curaca.ba.gov.br/

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Blog do Banana

Deixe seu comentário