Prefeito dá inicio ao projeto Ilha do Vinho

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemimagemO domingo foi de trabalho para o prefeito Julio Lossio e a equipe da secretaria de Ciência e Tecnologia no inicio da plantação de mudas de uvas na Ilha do Massangano, futura Ilha do Vinho.

O Projeto Piloto Ilha do Vinho, segundo o prefeito Julio Lossio tem por objetivo ressaltar o potencial turístico, cultural, gastronômico e econômico da localidade e pricipalmente apontar um norte para a comunidade que tem saido da ilha em busca de trabalho. “Esse é mais um programa da nossa gestão, que visa incrementar, e incentivar o agricultor familiar, que também passa a contar, no início de Janeiro, com a Agência Municipal do Empreendedor. Conversando com Newton, chegamos a conclusão que a uva seria a cultura ideal, pois ela agrega valor e o fato de ser direcionado ao agricultor familiar ainda reduz alguns custos”, expôs.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Newton Matsumoto, deixou bem claro que acontecerão reuniões mensais com os produtores que aderirem ao projeto, cujo objetivo será ensinar as pessoas da comunidade o manuseio do plantio de uvas isabel, para a produção de sucos e vinhos populares (suaves), e ressaltar o potencial econômico da agricultura familiar na localidade. “Está dentro do projeto, ensinar o manuseio. A orientação do prefeito Julio Lossio é fazer com que os produtores passem por esse processo de aprendizado e no futuro cuidem de suas propriedades e se estabilizem no negocio”, declarou.

Outros benefícios

A exploração de uma agroindústria de beneficiamento da uva será um incremento financeiro e um incentivo à agricultura familiar, já que esses trabalhadores poderão atuar no sistema agrícola, como produtores rurais. Fortalecidos pelo cooperativismo irão se organizar e transformar a economia local, que não será apenas proveniente da piscicultura, mas também da produção de frutas, geleias, vinhos e sucos.

A implantação da unidade agroindustrial permitirá que todo excedente da fruta seja processado e transformado em produtos, dentro dos padrões de qualidade que o mercado exige, para a comercialização dentro e fora do Estado.

Outra novidade anunciada pelo prefeito foi a linha de credito para o agicultor familiar, via Agêcia do Empreendedor Municipal. “vocês vão ter acesso a linha de crédito para iniciar o projeto e garantir recursos para manter a produção, mas, é importante salientar que o credito não é da prefeitura e, portanto, só busquem esse recurso quando já estiverem conscientes de todo o processo para desenvolver o projeto Ilha do Vinho”, concluiu.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário