Prefeito Julio Lossio lança o Programa Melhor em Casa

Foi lançado na manhã desta segunda-feira (30), no hall de eventos do Gabinete Municipal, o ‘Programa Melhor em Casa’. A iniciativa lançada pelo prefeito Julio Lossio, acompanhado do vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães e da secretária de Saúde, Lúcia Giesta, oferecerá atendimento domiciliar às pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos pacientes crônicos ou em situação pós-cirúrgica.

O programa Melhor em Casa é um Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) com parceria do Governo Federal e contará com duas Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e o reforço de uma Equipe Multiprofissional de Apoio (EMAP), que ficará na Unidade de Saúde Ricardo Soares e na Unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) Lia Bezerra. As equipes são compostas por médicos, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e técnicos de enfermagem.

Em outubro do ano passado, a secretária de Saúde, Lúcia Giesta e o prefeito Julio Lossio participaram do lançamento do programa no Palácio do Planalto, a convite do vice-presidente da República, Michel Temer. Após ao evento, o gestor municipal solicitou rapidez para a implementação da ação em Petrolina, tendo em vista a garantia da continuidade dos cuidados prestados na unidade hospitalar. “O serviço do Melhor em Casa é inédito em Petrolina e visa complementar a atenção à saúde que é feita na unidade básica, nas AMEs e também nos hospitais com o objetivo de proporcionar um conforto ao paciente, que poderá finalizar a recuperação na sua residência”, enfatizou a secretária de Saúde, Lúcia Giesta.

O prefeito Julio Lossio relatou as ações positivais realizadas durante a gestão, que garantem melhor qualidade na saúde para a população de Petrolina. “Na última sexta-feira, lançamos o Programa Saúde na Escola. Na próxima quarta-feira, inauguraremos a AME Manuel Possídio no bairro Areia Branca que atenderá 15 mil pessoas e hoje, pensando nas pessoas que necessitam de um acompanhamento domiciliar, iniciaremos o Programa Melhor em Casa. A ação facilitará o restabelecimento dos pacientes acamados e oferecerá condições para a continuidade da assistência médica”, reforçou.

A identificação dos pacientes ocorrerá conforme portaria n° 2527 de 27 de outubro de 2011, que define a utilização do programa para as pessoas que precisam do suporte de acessibilidade ao serviço de atenção domiciliar para reabilitação. As duas equipes disponíveis atenderão os chamados dos principais hospitais da cidade e das Unidades de Saúde da Família, que cadastrarão os pacientes de acordo om os critérios exigidos no Melhor em Casa.

Texto: Élida Maria

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário