Prefeito Wilker se afirma como o prefeito de maior liderança regional do Norte da Bahia

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

As eleições realizadas no último dia 02 de outubro em todo o Brasil deram visibilidade regional, estadual e até nacional a diversas lideranças antes confinadas aos seus municípios e ou comunidades.

Há casos de lideranças que não foram candidatos, mas tiveram papel preponderante na região onde atuam. O exemplo mais próximo e de maior visibilidade na região norte da Bahia, mais precisamente os municípios que compõem a área do Lago de Sobradinho e Juazeiro, é sem sombras de dúvidas o Prefeito de Casa Nova, Wilker Torres.

Mentor da candidatura do irmão, Tum a deputado federal; assumindo a missão de barrar o crescimento da oposição na região, Wilker Torres conseguiu façanhas eleitorais dignas de registro.

A primeira destas proezas foi dar ao irmão Tum, 65% dos votos válidos em Casa Nova, isso depois de reeleger-se e sofrer bombardeio diário da oposição por 5 anos e 10 meses.

Dos candidatos que se declararam juazeirenses, o Coronel Anselmo teve 1,2 por cento dos votos e Joseph Bandeira, pouco mais de 8 por cento.

Elmar Nascimento tem seu berço político em Campo Formoso, está no exercício de seu quarto mandato de deputado federal,  “dono” da 6ª Superintendência da CODEVASF, que atua em todas os municípios da região, beneficiário de milhões em emendas do Orçamento secreto, só conseguiu ter presença efetiva em Campo Formoso, onde o irmão é prefeito: 40 por cento, longe dos 65 dados a Tum em Casa Nova.

Wilker marcou presença em Remanso, onde Tum conseguiu 19 por cento dos votos; Pilão Arcado Tum foi a 10 por cento dos votos válidos e em Sento Sé, 11 por cento.

Por pouco mais de 5 mil votos Tum não ultrapassou o único candidato eleito de seu partido o AVANTE, tornando-se o único deputado federal da região do Lago de Sobradinho, Norte da Bahia. Em compensação seu irmão, Wilker Torres, sai da eleição com uma estatura muito maior, reconhecido em toda região como um líder que tem voto.

Os números falam por si.

Related Posts