Prefeitura de Juazeiro promove programação especial em alusão ao Dia Internacional do Contador de Histórias

Por Ricardo Banana
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Em comemoração ao Dia 20 de Março, data em que se comemora o Dia Internacional do Contador de Histórias, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou uma programação especial na Escola Municipal José de Amorim, localizada na Lagoa do Salitre, zona rural de Juazeiro.
Com narrativas que valorizam a cultura e história do município, os estudantes participaram do projeto ‘Academia Estudantil de Contadores de Histórias’, iniciativa idealizada e ministrada pelo professor e também contador de histórias, Willian Soares, que visa promover a leitura literária nas escolas e também formar patronos estudantis, guardiões da palavra, os contadores de histórias. “A ideia surgiu da possibilidade de trazer a minha referência enquanto patrono da Academia Brasileira de Contadores de Histórias (ABCH), mas como as devidas adaptações para o público dos estudantes e realidade da cultura e história local. O objetivo é promover momentos lúdicos, de forma interativa e atrativa para incentivar o hábito da leitura, trabalhando os gêneros literários, capaz de desenvolver uma comunicação expressiva e com autonomia.” Willian Soares.
A estudante do 8° ano do Ensino Fundamental, Sthefany Reges, compartilhou o sentimento de participar da iniciativa. “A minha experiência contando os poemas foi ótima. Nunca tinha participado de contação de história. O silêncio da plateia atenta e compreendendo o momento da apresentação me deixou um pouco nervosa inicialmente, mas depois peguei o ritmo e agora quero participar mais vezes atuando na Academia Estudantil. Amei demais e agradeço ao professor Willian e à escola José de Amorim por me proporcionar essa oportunidade”, disse Sthefany.
Na ocasião, os estudantes ganharam o certificado acadêmico pela participação no projeto. O aluno André Matias falou sobre a conquista. “Fiquei muito ansioso, mas valeu muito à pena participar. Hoje, nós apresentamos alguns poemas nas salas e foi uma experiência incrível, pois eu pude melhorar a minha leitura e timidez e ainda recebi o certificado do projeto”, contou André.
Texto: Camila Santana – Ascom Seduc/PMJ

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