Prefeitura de Petrolina apoia a produção de longa-metragem no Vale

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemRetratar, através da linguagem cinematográfica, o crescimento acelerado do Brasil e as transformações socioeconômicas em curso no país. Esta é a proposta do ‘Filme Brasil S.A.’, do cineasta pernambucano Marcelo Pedroso, que será gravado entre os meses de abril e maio, e terá também locações no Vale do São Francisco.

A produtora do longa-metragem Lívia de Melo, estabeleceu parceria com a Prefeitura na última semana, depois de ter se reunido com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Eventos, Jorge Assunção; a secretária de Cultura, Esmelinda Amorim; e o secretário de Turismo, Iuric Pires.

Algumas das cenas do filme serão gravadas em uma usina de cana de açúcar do Vale do São Francisco. O cenário foi escolhido para demonstrar o crescimento tecnológico e socioeconômico presente também nesta região do país.

De acordo com Lívia, o filme aborda, de forma diferenciada, o desenvolvimento que tem acontecido no Brasil e, sobretudo, no estado de Pernambuco. “Utilizaremos uma linguagem muito próxima ao vídeo-arte, nos limites entre o documentário e a ficção. Não vai ter ator, serão as pessoas da própria região e com uma linguagem mais alegórica, sem interpretações criadas”, frisa.

A secretária de Cultura, Esmelinda Amorim, destaca o valor de uma produção cinematográfica que retrate o momento econômico particular do país atualmente, que se sobressai num período de crises mundiais. Ela acredita que a linguagem audiovisual é muito proveitosa para se difundir e registrar esta realidade. “Fomentar a produção fílmica no Vale é um dos nossos objetivos. Estamos lutando pela adesão de Petrolina no Plano Nacional de Cultura, o que vai nos garantir recursos para investir nesta e em outras áreas”, antecipou a secretária.

Filme Brasil S.A

O Brasil S.A é um longa-metragem que cria narrativas alegóricas a partir de personagens que protagonizam as transformações socioeconômicas do Brasil. São pessoas que se entrecruzam com a história do país, é o caso de Adriano dos Santos, personagem principal, um antigo cortador de cana que hoje trabalha como operador de máquinas no distrito industrial de Suape.

O filme tem direção de Marcelo Pedroso, que já teve trabalhos premiados em importantes festivais brasileiros. Entre eles estão, Pacific (2009) e KFZ -1348 (2007), tendo realizado curtas como Corpo Presente (2011) e Aeroporto (2010). O longa-metragem é uma idealização da Símio filme, empresa produtora de filmes, sediada em Recife.

ASCOM/PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário