Prefeitura de Petrolina conta com uma rede completa de assistência na área de saúde mental

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemConsolidada como uma rede integrada de assistência à saúde mental em Petrolina e referência na atenção psicossocial infanto-juvenil, a secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das suas unidades de atendimento especializadas, investe na melhoria e na qualidade de vida das pessoas que sofrem com algum distúrbio psicológico ou transtorno mental.

No mês de outubro 200 atendimentos com profissionais psiquiatras foram realizados na rede de saúde mental do município, todos priorizando um atendimento eficaz, acolhedor e humanizado para as pessoas.

A atenção especializada em saúde de Petrolina conta com um serviço completo que assiste à população do município. Atualmente, três unidades do Centro de Apoio Psicossocial e uma unidade de atendimento médico especializada, AME- Policlínica atendem a comunidade na área de saúde mental procurando sempre preservar e fortalecer os laços sociais do usuários e da família.

Uma referência exclusiva em Pernambuco, o CAPS Infanto-Juvenil de Petrolina atende crianças e adolescentes menores de dezoito anos que apresentam transtornos mentais severos e persistentes, bem como menores que fazem uso abusivo de drogas e substâncias psicoativas através de atendimentos clínicos realizados diariamente na própria unidade.

O CAPS II acolhe a comunidade com transtornos psicológicos oriundos de causas naturais severas, moderadas e mesmo aquelas que são persistentes e comprometem a saúde e o bem estar do paciente, nessa unidade o paciente precisa ter mais de 18 anos.

O CAPS AD (Álcool e drogas) atende a todos os dependentes químicos de substâncias psicoativas com quadro clinico crônico, severo e intenso, tendo como premissa o desejo do paciente realizar o tratamento. A unidade oferece um serviço de acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários reabilitando antigos dependentes no acesso ao trabalho, ao lazer e fortalecendo os laços familiares de cada usuário.

Planejado para 2014 um novo CAPS vai atender a população de Petrolina em tempo integral, o CAPS 24 horas contará com profissionais disponíveis durante todo o tempo, como explica a secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, “Desde o início da nossa gestão estamos unindo esforços para atrair novos profissionais psiquiatras para a nossa região, somos referência com os profissionais que temos; nossa meta é levar a assistência à saúde metal a todos os petrolinenses que precisam dos serviços”, concluiu.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário