Prefeitura de Petrolina e IF Sertão iniciam atividades do Projeto Pescado do Vale

No intuito de orientar feirantes e comerciantes sobre a manipulação correta do pescado, a Vigilância Sanitária e Ambiental de Petrolina (VISA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão) iniciaram nesse fim de semana a primeira etapa do projeto Pescado do Vale, que tem como objetivo melhorar a qualidade dos peixes vendidos nas feiras livres e demais estabelecimentos comerciais do município.

Estudantes do curso de tecnologia em alimentos do IF Sertão, o coordenador da VISA, Jarbas Costa Oliveira e os fiscais da vigilância sanitária visitaram as feiras livres dos bairros Cohab Massangano, Areia Branca, Ouro Preto e João de Deus, a fim de estabelecer um primeiro contato com os comerciantes de pescado. “Essa fase inicial do projeto consiste em orientar as pessoas que comercializam os peixes, no que diz respeito a sua manipulação, aos utensílios utilizados, às bancas, às vestimentas, entre outros. Esse é um trabalho de educação sanitária”, explicou o coordenador da VISA.

Durante a visita, os feirantes responderam um questionário que servirá como base de dados para a próxima etapa do projeto. Entre as perguntas, estavam questões sobre o tipo de iluminação e instalação elétrica da feira, higienização das instalações, manejo de resíduos, armazenamento do peixe para venda, entre outros pontos. “Nós vamos avaliar a organização da banca e o modo como os peixes estão sendo tratados. Posteriormente, iremos oferecer uma consultoria aos comerciantes para que eles possam melhorar as condições de suas bancas e, até mesmo, aumentar o lucro”, relatou a estudante Andressa Silva Reis.

“Se for para ajudar o feirante a ter uma condição melhor para comercializar o seu produto, então esse projeto vai ser muito bom. Uma banca mais organizada atrai mais fregueses”, avaliou a vendedora Nelly Rodrigues Silva, que trabalha na Feira da Cohab Massangano há 5 anos. Nos próximos dias, os questionários aplicados no final de semana serão avaliados pela equipe para que sejam traçadas as outras etapas do projeto, dentro do que foi desenhado no planejamento inicial.

 

Texto e Foto: Eneida Trindade

Blog do Banana

Deixe seu comentário