Prefeitura de Petrolina entregará mais 120 aparelhos auditivos para a população

Dando continuidade às ações implementadas, no intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência auditiva, a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) entregará nesta sexta-feira (30), mais 120 aparelhos auditivos. A solenidade acontece no auditório da SMS, às 09 horas, e contará com a participação do prefeito Julio Lossio, da secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, e do secretário de acessibilidade, Marcos Conceição. Desde 2009, a gestão municipal já 1.981 próteses.

Os aparelhos auditivos são adquiridos através de uma parceria do Município com o Ministério da Saúde e são entregues gratuitamente aos usuários. Para serem contemplados com as próteses, estes pacientes passam por consultas médicas especializadas e exames específicos, capazes de identificar a existência e o grau de perda auditiva. A partir desse diagnóstico é possível definir o aparelho adequado para cada caso.

“Desde o início da gestão estamos trabalhando para cuidar da população do nosso município de forma integral e trabalhando, principalmente, com a promoção à saúde e prevenção de doenças. Assim, conseguimos diagnosticar problemas como a perda auditiva cada vez mais cedo”, frisou a secretária Lucia Giesta, ressaltando que a cada ano o município amplia o número de atendimentos prestados pelo Centro Auditivo. “Em 2011, o serviço contabilizou cerca de 5 mil atendimentos, quase três vezes mais que no ano anterior”, enfatizou.

A secretária Municipal de Saúde relatou ainda que uma das alternativas encontradas pela gestão municipal para identificar a perda auditiva cada vez mais cedo foi o Programa Ouvir para Aprender. A iniciativa possibilita a realização da triagem auditiva das crianças atendidas pelo Programa Nova Semente, bem como a consulta otorrinolaringológica e a avaliação da funcionalidade auditiva de cada criança.

Centro Auditivo de Petrolina – o serviço é responsável pela assistência à pessoa com deficiência auditiva, através da realização do diagnóstico, reabilitação auditiva e prevenção, através do Teste da Orelhinha em bebês, para detecção precoce da deficiência. O Centro Auditivo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Tobias Barreto, nº 240, centro, e atende os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família. Para mais informações, o contato pode ser feito através do número (87) 3863.3129.

Texto: Eneida Trindade

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário