Prefeitura de Petrolina investe no Tratamento Fora do Domicilio (TFD)

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemCom o objetivo de oferecer mais comodidade e conforto aos pacientes do Tratamento Fora do Domicilio (TFD), a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da secretaria de Saúde e SEDEST, intensificou os investimentos para melhoria no atendimento à população que precisa estar se deslocando até a capital pernambucana.

Em anos anteriores a casa de apoio aos pacientes de Petrolina, em Recife, contava ainda com uma infraestrutura que não oferecia as condições adequadas para receber pacientes e acompanhantes, pouca luminosidade, infiltrações nas paredes, ventilação inadequada, mobília danificada, canos estourados e com vazamentos, além de um espaço restrito de locomoção para pacientes com alguma necessidade especial.

Na gestão do prefeito Julio Lossio, os pacientes puderam contemplar os avanços e melhorias na qualidade de serviços oferecidos pelo TFD de Petrolina. Uma nova casa foi providenciada, com maior espaço interno, ampla estrutura física e uma localização estratégica, próximo aos centros médicos, hospitais e unidades de referência aos usuários SUS.

Os avanços na casa de apoio do TFD de Petrolina no Recife com esta nova estrutura se traduz tambem na qualidade do acompanhamento de nossos pacientes pois hoje contamos com acomodações diferenciadas para pacientes que foram submetidos a qualquer tipo de transplante com um quarto individualizado, que acolhe as suas necessidades especiais de recuperação.

A aposentada, Carmem Lucia, evidencia como é feita a hospedagem na casa de apoio, “A casa é ampla, acomoda bem a todos, hoje estou muito feliz após ter realizado o meu transplante renal”, enfatizou.

A nova casa do TFD conta com 15 quartos, todos com banheiros conjugados e com acessos facilitados para os pacientes. Em outras gestões os pacientes eram acomodados em apenas 5 quartos, homens e mulheres dormiam no mesmo espaço e compartilhavam do mesmo banheiro.

A secretária de Saúde de Petrolina, Lucia Giesta, fala sobre as mudanças e investimentos no TFD. “Encontramos a casa de apoio em condições ruins que não atendia a necessidade dos usuários e o padrão que esta gestão queria oferecer. Ampliamos a estrutura, oferecemos um tratamento de acolhimento, três refeições diárias para pacientes e acompanhantes, além de uma completa atenção no deslocamento dos nossos pacientes”, salientou

O TFD de Petrolina avançou não só na parte de infraestrutura mas também no deslocamento a capital, oferece viagens aéreas e rodoviárias seja através de ambulâncias ou ônibus com dois motoristas, ar condicionado e bancos reclináveis (situações que anteriormente não existiam), Para agilizar os tratamentos, dois profissionais médicos regulam os laudos clínicos dos pacientes e encaminham para o translado que melhor atende o estado de saúde do paciente, com protocolos que foram adotados nesta gestão, priorizando sempre o cuidado e a saúde de cada pessoa.

A coordenadora do TFD de Petrolina, Mercedes Correia, enfatiza e traz alguns relatos sobre os avanços dos serviços. “Temos relatos de que antes do ano de 2009 pessoas dormiam na Casa de Apoio na mesma cama, em poltronas, e mesmo em outras acomodações irregulares. Hoje, com a nossa gestão, todos os pacientes têm a sua própria cama, homens e mulheres se acomodam em quartos separados e crianças podem dormir acompanhadas dos seus pais”, explicou.

Ascom PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário