Prefeitura de Petrolina já entregou mais de 2 mil aparelhos auditivos

Mais de 60 pessoas com deficiência auditiva de Petrolina e cidades circunvizinhas, a partir de hoje (30), passarão a ouvir através de aparelhos auditivos. A entrega das próteses é feita pela Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Auditivo e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Acessibilidade. Ao todo, 2.102 aparelhos foram entregues nesta gestão contemplando pessoas com deficiências de Petrolina, Cabrobó, Orocó, Bodocó, Santa Maria da Boa Vista, Lagoa Grande, Afrânio, Parnamirim, Salgueiro, Granito, Exu e Terra Nova.

Os aparelhos auditivos são adquiridos através de um programa do Ministério da Saúde e são entregues gratuitamente aos usuários. Os beneficiados com a ação tem a deficiência auditiva detectada por uma equipe de profissionais do Centro Auditivo. A partir desse diagnóstico é definido o aparelho adequado para cada caso.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta, as pessoas que recebem as próteses são acompanhadas por profissionais até se adaptarem. “A nossa gestão se preocupa não só com a entrega das próteses, mas com o período de adequação deste usuário. As pessoas que fazem parte do programa continuam indo ao Centro Auditivo para avaliação e acompanhamentos. Algumas pessoas que apresentam dificuldades de fala são acompanhadas por um fonoterapeuta para melhorar, a cada dia, a dicção”, informou.

Elenilde Chagas, mãe de Diogo Augusto Silva de nove anos, diz que seu filho nasceu com deficiência auditiva e agora será um recomeço. “Este momento representa uma nova esperança, um recomeço para meu filho que nunca ouviu os sons”, declarou. Maria Izabel Do Monte sabe a felicidade que é ter um filho ouvindo, pois sua filha Maiara Kelly foi contemplada com o aparelho em janeiro deste ano. “Agora minha filha está ouvindo, falando, e isso melhorou as relações em casa e com os amigos”, comemorou.

Outra ação realizada pela gestão municipal que identifica a perda auditiva cada vez mais cedo é o Programa Ouvir para Aprender. A iniciativa possibilita a realização da triagem auditiva das crianças atendidas pelo Programa Nova Semente, bem como a consulta otorrinolaringológica e a avaliação da funcionalidade auditiva de cada criança.

O vice-prefeito Domingos Sávio Guimarães esteve presente na entrega dos 120 aparelhos e falou da importância desta iniciativa para as pessoas que apresentam dificuldades em ouvir. “Apenas cada uma dessas pessoas sabe o significado que é receber um equipamento como esse, de poder voltar a ouvir, ou de ouvir quando nunca se ouviu. É um dia de muita felicidade que beneficia quem mais precisa”, declarou.

Texto: Cíntia Sacramento

Fotos: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário