Prefeitura de Petrolina oferece atendimento especializado em odontologia

Com a finalidade de assegurar atendimentos odontológicos especializados à população de Petrolina, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) funciona como uma unidade de referência para as Equipes de Saúde Bucal da Atenção Básica, com procedimentos clínicos e cirúrgicos complementares aos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família. No ano passado, o serviço registrou aproximadamente 11 mil atendimentos.

Uma equipe composta por Periodontista, Cirurgião Buco Maxilo Facial, Clínico Geral, Endodontistas e Odontopediatra recebe o paciente referenciado da Atenção Básica, realiza, no CEO, o procedimento especializado e numa contra referência reencaminham este paciente para concluir o seu tratamento nas UBS ou nas AMEs. O Centro dispõe de equipamentos, materiais e instrumentos específicos para este grupo de especialidades odontológicas, no qual os usuários têm horário marcado para seu atendimento, seja para um tratamento de canal, uma cirurgia dos tecidos moles ou duros, cistos, granulomas, biopsias de lesões suspeitas de serem cancerígenas, remoção de tártaro supra e sub-gengival e cirurgia nas gengivas, entre outros.

Os profissionais da Atenção Básica são responsáveis pelo primeiro atendimento do paciente e encaminham ao Centro Especializado apenas casos mais complexo. “Após avaliação na AME ou na UBS, o cirurgião-dentista identifica se há necessidade de um tratamento especializado e encaminha o paciente para o CEO. O Centro vem sendo resolutivo, no que diz respeito à saúde bucal e à oferta dos atendimentos necessários à população, que acabaria buscando o serviço privado, caso o município não viabilizasse o tratamento gratuitamente”, relatou a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Fabyanna Diniz.

“A Secretaria Municipal de Saúde vem buscando aperfeiçoar cada vez mais o serviço. No início da gestão Julio Lossio, o Centro passou por uma grande reforma e, para 2012, teremos a implantação da assistência odontológica a pacientes com necessidades especiais”, anunciou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, salientando que o município também passará a produzir as próteses, através do Laboratório Regional de Prótese Dentária.

O Centro de Especialidades Odontológicas fica localizado à Avenida Fernando Góes, s/n, no Centro de Petrolina.

Texto e foto:Eneida Trindade

Blog do Banana

Deixe seu comentário