Prefeitura de Petrolina traça perfil econômico do bairro João de Deus

imagemA Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Agrário (Sedesa), realizou durante o mês de abril uma pesquisa para traçar o perfil socioeconômico de bairros populosos do município. A pesquisa de viabilidade econômica, idealizada e aplicada pela equipe da pasta, foi iniciada pelo bairro João de Deus e teve o objetivo de diagnosticar a realidade do comércio no local, que possui atividade econômica intensa, especialmente por estar distante do centro da cidade.

Em posse dos dados alcançados através da pesquisa, a gestão municipal terá possibilidade de identificar as necessidades específicas de cada bairro, tendo um panorama das atividades econômicas mais preponderantes nos locais e indicando quais os novos empreendimentos podem ser instalados, para suprir as necessidades comerciais e sociais dos moradores.

A formalização das empresas e empresários também foi um aspecto avaliado pelos pesquisadores. “Temos ao nosso lado um parceiro forte que é o Sebrae. Através desta entidade podemos formalizar os comerciantes e torná-los microempresários, fortalecendo a economia de Petrolina e criando ferramentas para impulsionar o crescimento de emprego e renda”, avalia o secretário da Sedesa, Jorge Assunção.

Junto com o Sebrae, a Prefeitura de Petrolina irá prestar consultoria aos comerciantes catalogados. A proposta é que outros bairros sejam pesquisados e que a Prefeitura tenha uma leitura ampla sobre o desempenho socioeconômico de todas as localidades da cidade.

A pesquisa teve apoio da Associação de Bairro do João de Deus e dos comerciantes locais. “Recebemos muito bem a pesquisa e os cursos que vão ser oferecidos pelo Sebrae. Esta é uma forma de participarmos do processo de desenvolvimento do nosso bairro, mostrando nossa realidade e é importante o nosso aperfeiçoamento para melhor atender e servir o cliente”, comenta o comerciante do bairro, Raimundo Marques.

A equipe da Sedesa, responsável pela pesquisa, retornará ao bairro João de Deus para acompanhar a aplicação das oficinas que serão ministrados pelo Sebrae no mês de maio, com foco em empreendedorismo.

Assessoria de Imprensa – Sedesa/ PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário