Até hoje (8) a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Habitação, realiza o sorteio das chaves de unidades habitacionais do Residencial Brasil, construído a partir do programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com a gestão municipal. Seguindo regras, estipuladas pelo governo federal, o número de famílias indicadas para serem contempladas com uma das residências foi equivalente a quantidade de moradias disponíveis no empreendimento, que somam 900, mais 30%, totalizando 1170 famílias.
De acordo com o secretário de Habitação, Edinaldo Lima, o percentual adicional , exigido pelo governo federal, garante que todas as unidades, disponibilizadas para o Residencial, sejam ocupadas. Todos os contratados são submetidos a investigação social e devem estar dentro dos critérios estipulados nas esferas nacional e municipal, entre eles: Famílias residentes ou que tenham sido desabrigadas de áreas de risco ou insalubres; Famílias com mulheres responsáveis pela unidade familiar; Possuir renda de até R$ 1.600,00; Residir em Petrolina há pelo menos 3 anos; Morar em área não regularizada e não ter imóvel registrado em nome do beneficiário. As famílias identificadas com irregularidades são automaticamente retiradas do processo de seleção.
Segundo o secretário de Habitação, Edinaldo Lima, por determinação do prefeito, Julio Lossio, as famílias que atendem os requisitos exigidos e que não têm seus nomes registrados na relação de sorteados com as chaves, serão realocadas para o Residencial Vivendas Petrolina II. “Caso o número de famílias aptas a receber moradias seja maior que a quantidade de unidades habitacionais, vamos realocar os excedentes para o Residencial Vivendas Petrolina II. Essa é uma orientação do prefeito Lossio, para garantirmos as casas dessas pessoas”, explica o secretário.
ASCOM SEHAB/PMP
Blog do Banana