Prefeitura fará levantamento sobre a qualidade da água distribuída em Petrolina

Para garantir mais saúde aos moradores da cidade, a Prefeitura Municipal de Petrolina, através da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), realizará um estudo sobre a qualidade da água oferecida pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em Petrolina. Segundo o Diretor-presidente da AMMA, Geraldo Junior, o levantamento começará ainda nesta semana.

“Nós temos recebido denúncias, através da ouvidoria do Município, de que existem carências na potabilidade da água. O objetivo da AMMA é certificar que os padrões estabelecidos na Portaria 518 do Ministério da Saúde, responsável por disciplinar todos os procedimentos de potabilidade da água, estão sendo rigorosamente obedecidos.” explica Geraldo Junior.

O levantamento será feito a partir da análise das informações obtidas em vários órgãos do município, entre eles a Agência Reguladora de Petrolina (Armup) e a Secretaria Municipal de Saúde, para diagnosticar os danos que a má qualidade da água pode trazer às pessoas. Em seguida, será feita uma coleta amostral em diferente bairros e na estação de tratamento da Compesa. “Essas amostras serão enviadas para dois laboratórios para que sejam realizados os exames necessários para averiguar as características potáveis da água que é servida à população de Petrolina”, conta Diretor-presidente da AMMA.

Geraldo Junior explica que a análise da água feita pela prefeitura trará um impacto positivo na saúde da população, que poderá ser percebido ao longo do tempo. “Nossa busca é ter um maior cuidado, principalmente quando se diz respeito a água, pois ela exerce um forte papel na saúde das pessoas”, observa.

O estudo também verificará os nível flúor e cloro na água em Petrolina, que têm que estar rigorosamente dentro dos padrões recomendados pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Secom PMP

Deixe seu comentário