Prefeitura garante mais duas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado e Central de Abastecimento Farmacêutico para Petrolina

A prefeitura de Petrolina garantiu, na manhã desta sexta-feira (02), mais avanços e melhorias para a saúde pública municipal através das assinaturas, pelo prefeito Julio Lossio, das Ordens de Serviços para a construção da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) e para mais duas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família. As unidades serão construídas no Centro de Petrolina e no Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleo 8, com esta ação somam-se 13 unidades AMES no município.

As unidades serão construídas com recursos do Tesouro Municipal e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Governo Federal e têm como finalidades reestruturar a Atenção Básica à Saúde, potencializando o Sistema Único de Saúde na Atenção Primária, oferecendo à população unidades com infraestrutura, equipamentos adequados e profissionais capacitados.

A prefeitura de Petrolina já inaugurou 3 unidades AME Saúde da Família, a construção de mais 3 está sendo finalizada, 5 unidades estão em construção. “Até o final da gestão estaremos entregando à população 15 unidades nesse porte de AMEs, com todo o serviço que vem acoplado de imunização, de farmácia, de atendimentos de enfermagem, médico, odontológico, com acolhimento e humanização. Nós estamos trabalhando e oferecendo equipamentos à altura da população e do crescimento que esse município vem impondo no estado de Pernambuco”, afirmou a Secretária Municipal de Saúde, Lúcia Giesta.

Cada AME Saúde da Família tem capacidade para atender uma população de 15 mil pessoas. Com a construção das novas unidades, serão beneficiadas as comunidades do Centro, Km 02, Jardim Arco-íris, bairro Atrás da Banca, Vila Mocó, Palhinhas, Parque Bandeirantes, Parque Massangano e N-8. Para Mara Núbia Cabó, moradora do N-8, a construção da AME era esperada por todos os moradores do projeto. “É a realização de um sonho de toda a comunidade, que vem lutando há muito tempo. Antes precisávamos ir até o C3 para ter atendimento médico, e agora com a AME tudo será mais fácil”, comemorou.

A Central de Abastecimento Farmacêutico, construção garantida com a assinatura da Ordem de Serviço, dispõe uma área de almoxarifado com estrutura adequada para armazenar medicamentos para toda a rede municipal. “A CAF tem como principal objetivo qualificar o acesso ao medicamento para a população. Com a central poderemos armazenar mais e melhor para que a população tenha acesso ao medicamento com a quantidade e qualidade necessárias”, explicou a Coordenadora de Assistência Farmacêutica, Maria Thereza de Morais.

O início das obras de construção das AMEs e da CAF será imediato e o prazo de conclusão é de 120 dias. “Nosso compromisso, no início da gestão, foi a construção de dez AMES e já estamos garantindo à população de Petrolina 15 unidades. Gostaria de esclarecer que a construção das AMEs não significa que serão fechadas as Unidades de Saúde, pelo contrário, queremos garantir a qualidade da saúde com as AMEs e melhorar os serviços oferecidos nas UBSs. Com a CAF, iremos assegurar o acesso aos medicamentos àqueles que necessitam, por isso peço aos nossos farmacêuticos empenho e pró-atividade para que possamos atender sem deixar faltar medicamentos”, destacou o prefeito Julio Lossio.

Texto: Cíntia Sacramento

Foto: Gilson Pereira

Blog do Banana

Deixe seu comentário