Prefeitura inicia o programa ‘Vale Água’ para atender comunidades da área rural de Petrolina

Para atender as famílias da área rural de Petrolina que enfrentam um período longo de estiagem neste verão, a prefeitura municipal lançou na última sexta-feira (03), na comunidade de Baixa Alegre, o ‘Vale Água’. O programa é um convênio de cooperação técnica administrativa e financeira firmado entre a prefeitura e a Agência Reguladora do Município de Petrolina (ARMUP) em virtude da situação de emergência gerada pela seca.

Estão sendo contratados 20 carros-pipa para atender mais de mil famílias dos distritos e regiões circunvizinhas de Rajada, Caititu, Atalho, Pau Ferro, Cristália e Simpatia, Uruás e os distritos que ficam mais próximos da área urbana. “Esta é uma ação que o prefeito Julio Lossio está adotando em boa hora porque a estiagem está sendo muito grande. Alguns carros-pipa já atendem o interior, mas tem sido insuficientes para atender toda população que necessita de água”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato.

Com recursos do município, através da ARMUP, o ‘Vale Água’ começa a atender já este mês as famílias da área de sequeiro de Petrolina.

Para garantir que todas as famílias que necessitam de água sejam atendidas, os carros-pipa serão georreferenciados através do Sistema de Posicionamento Global – GPS – que serão disponibilizados nos caminhões que também serão plotados com a logomarca do programa.

“Nós temos tido a preocupação de limpar as barragens e os barreiros para que quando a chuva vier possamos armazenar um pouco mais de água. Contudo, diante da falta de chuvas estamos trazendo o programa ‘Vale Água’, algo que já é feito pelo Governo Federal, porém ainda é insuficiente. Mesmo Petrolina contando com mais de 90 carros-pipa, ainda está faltando água para algumas comunidades com escassez de água”, declarou o prefeito Julio Lossio.

O prefeito Julio Lossio informou, também, que os recursos dos 20 carros-pipa estão garantidos para atender as comunidades durante seis meses.

Fonte: Secom Petrolina

Deixe seu comentário