Prefeitura usa o xadrez como ferramenta pedagógica para crianças no Residencial Brasil

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Brincando. É assim que 26 crianças do Residencial Brasil, zona oeste de Petrolina, estão tendo a oportunidade de aprender mais, se desenvolverem na escola e fazerem novas amizades. A iniciativa integra as ações do Projeto Técnico Social elaborado pela Prefeitura, aprovado pelo Banco do Brasil e executado pela Proatec junto às famílias beneficiadas pelo programa ‘Minha Casa Minha Vida’, do Governo Federal. A supervisão é da Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM).

Os encontros ocorrem duas vezes por semana, com três horas de duração cada. Toda segunda e quarta-feira, à partir das 18h30, o professor João Júnior convida crianças, à partir dos 8 anos, para mergulhar no universo do jogo de tabuleiro que teve sua origem no sudoeste da Europa, na segunda metade do século XV. Uma forma divertida de estimular o desenvolvimento da inteligência cognitiva da garotada, já que o xadrez requer raciocínio rápido e estratégia para vencer uma partida.

De acordo com a assistente social da SEINFRAHM, Ana Célia Marinho, o esporte está sendo utilizado no Residencial Brasil como uma importante ferramenta pedagógica. “Mesmo em pouco tempo de contato com o xadrez, já é possível observar o quanto as crianças estão interessadas em aprender mais sobre o esporte. Isso despertou a curiosidade delas sobre outras áreas importantes para o desenvolvimento cognitivo. Aos poucos elas podem melhorar o rendimento escolar, a partir da diversão intelectual e a aproximação social que estamos promovendo”, destaca Marinho.

O projeto de xadrez começou no último dia 30 de outubro. Ao todo, vão ser realizados 7 encontros com as crianças até o dia 20 deste mês. Depois do encerramento da ação, 10 participantes que tiverem o melhor comportamento e desenvoltura durante as aulas vão ser convidados a conhecerem a academia de xadrez que o professor João Júnior mantém em Juazeiro da Bahia e, se assim desejarem, seguir aprendendo mais sobre o esporte.

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário