Preservativos femininos são distribuídos gratuitamente pela Secretaria de Saúde de Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

Criado no final dos anos 80, o preservativo feminino é mais uma alternativa de proteção para evitar as doenças sexualmente transmissíveis ou uma gravidez não planejada. O método, ainda pouco utilizado no país, é distribuído gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso ao serviço, a população de Petrolina deve procurar o Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), portando apenas o documento de identidade.

Em Petrolina, são distribuídos, diariamente, cerca de 1.500 mil preservativos masculinos e 200 femininos. A coordenadora do COAS, Elizângela Araújo Costa, explica que o preservativo feminino ainda é pouco procurado. “O serviço não tem uma demanda muito grande por esse método. Ele não é popular e muita gente não sabe que pode ser adquirido gratuitamente e sem burocracia. É simples. O usuário realiza um cadastro no COAS, passa por um aconselhamento e já está apto a receber os preservativos”, informa.

De acordo com Elizângela Araújo Costa, a versão feminina do preservativo garante mais liberdade à mulher no momento da relação sexual. “Com o preservativo feminino, a usuária pode negociar com o parceiro, caso ele opte por não usar a camisinha convencional”, avalia.

O COAS funciona no anexo da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina, localizada à Avenida Fernando Góes, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14 às 17h.

ASCOM/PMP

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário