Direitos Humanos

Profissionais da assistência social passam por capacitação para fortalecer o cuidado com crianças e adolescentes

Profissionais da rede socioassistencial de Petrolina participam nesta semana de duas importantes formações voltadas à proteção de crianças e adolescentes. As atividades, promovidas pela Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, começaram nesta terça-feira (21), com a Formação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora e seguem nesta quarta-feira (22), com a Oficina sobre Entrega Voluntária de Criança e Adolescente. As ações acontecem das 9h às 17h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS R1), localizado na Rua Projetada, nº 111, Bairro Vila Mocó.

O município está em processo de implantação do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora, uma modalidade prevista no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que oferecerá, em breve, acolhimento temporário em ambiente familiar para crianças e adolescentes afastados de suas famílias de origem por medida de proteção. A formação ministrada nesta terça-feira, com apoio técnico do Estado, tem como objetivo capacitar os profissionais para que o serviço seja iniciado com qualidade, garantindo práticas humanizadas de cuidado e proteção.

A Oficina sobre Entrega Voluntária de Criança e Adolescente, será realizada nesta quarta-feira, e vai abordar o procedimento legal e sigiloso que assegura apoio à gestante ou mãe que decide, de forma consciente, entregar o filho para adoção. A formação busca garantir o bem-estar da criança, respeitando a decisão familiar e assegurando o cumprimento da legislação vigente. O objetivo das formações é qualificar os profissionais do sistema de garantia de direitos, promovendo práticas mais eficientes de cuidado, acolhimento e proteção. “Essas capacitações são essenciais para que possamos atender cada criança de forma humanizada, garantindo que seus direitos sejam respeitados e que o acolhimento seja realmente um espaço de afeto e desenvolvimento”, destaca Wellen dos Santos, assistente Social do CREAS.

As formações contam com representantes do Ministério Público, Vara da Infância, secretarias do município, técnicos e coordenadores de CRAS, CREAS, unidades de acolhimento de crianças e adolescentes, além de membros do Conselho de Direitos e do Conselho Tutelar. Essas ações reafirmam o compromisso do município com a proteção integral e o acolhimento humanizado de crianças e adolescentes. Ao investir na capacitação contínua dos profissionais da rede socioassistencial, a Prefeitura fortalece o trabalho intersetorial e consolida políticas públicas voltadas à garantia dos direitos de cada criança e adolescente em Petrolina.

Compartilhe: