Profissionais participaram do I Fórum de Atenção às Urgências e Emergências de Petrolina

imagemMais de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, participaram do I Fórum de Atenção às Urgências e Emergências de Petrolina, que aconteceu na ultima sexta-feira, 16, com o tema “Saberes e perspectivas multiprofissionais no atendimento das urgências e emergências”.

Na abertura do fórum a gestora da pasta no município, Lucia Giesta, aproveitou o momento para agradecer a presença de todos e solicitou ao grupo um acolhimento humanizado à população que procura os diversos pontos de Atenção para suas Urgências e Emergências.

“É muito bom ver uma plateia repleta de profissionais, da Atenção Básica e do SAMU, com vontade de conhecer um pouco mais os componentes da Rede de Urgência e Emergência, a RUE, em nosso território e compreender que seu papel é fundamental para o avanço dos serviços de saúde no município, e na qualificação do atendimento a nossa população”, disse a secretária de Saúde de Petrolina, após a leitura da mensagem do prefeito.

O ciclo de palestras foi iniciado pela representante do Ministério da Saúde, Danyelle Cavalcante, que explanou sobre a Rede de Urgência e Emergência do Brasil e aproveitou para destacar como exemplar a iniciativa de Petrolina. “Nós, do Ministério da Saúde, estamos muito felizes com o progresso no estado de Pernambuco na área da saúde e Petrolina está de parabéns por este momento de discussão e conhecimento, um exemplo para o restante do Estado”, afirmou Danyelle.

Para o médico da AME Dom Avelar, Boris Lopes, o momento foi de aprendizagem e enriquecimento enquanto profissional da área de saúde. “A disposição dos temas abordados foi ótima, adequada e entendível para todos os profissionais. Acredito que todos saíram satisfeitos do fórum, compreendendo mais do atendimento na área de urgência e emergência para que possamos aplicar no dia a dia das unidades de saúde”, frisou o médico. 

O fórum contou com 14 palestrantes, que representaram diferentes instituições como Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde do Estado através da Unidade de Pronto Atendimento de Petrolina (UPA 24h), a UNIVASF através do Hospital Universitário (HU), Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (SAMU) e a rede de Atenção Básica de Petrolina.

Além dos profissionais de saúde estiveram presentes os vereadores Cristina Costa e Ednaldo Lima, este também secretário de Habitação do município, a secretária de acessibilidade Rose Andrade e o deputado Estadual Odacy Amorim, que parabenizou a iniciativa da gestão.

“Parabenizo o município pela iniciativa do fórum e vamos propor a realização de um momento com o Ministério da Saúde na Assembleia Legislativa de Pernambuco para discutirmos sobre a saúde do nosso estado e, desde já, convido Petrolina para participar desse momento de discussão”, ressaltou o deputado.

(Gabriella Moura)

Deixe seu comentário