Programa de Combate a Hanseníase de Petrolina se prepara para mais uma busca ativa nas escolas do município

imagemNa última semana a Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS) finalizou mais um processo de preparação para o lançamento da campanha de busca ativa para Geohelmintíase e Hanseníase em escolares menores de 15 anos e maiores de 5 nas escolas públicas de Petrolina. Nas discussões gestores escolares, professores, pedagogos, coordenadores da atenção básica em saúde (AB) e equipe de epidemiologia fizeram alguns ajustes e avaliaram positivamente a parceria junto a Secretaria Municipal de Educação do município (SMEP).

A meta da secretaria é identificar em no mínimo 80% do publico alvo em Petrolina a vulnerabilidade e sintomas para a presença da Geohelmintíase e 70% de vestígios sintomáticos para a presença sinais da hanseníase nos escolares. Segundo o coordenador do programa, Francisco Freitas, a parceria com as escolas é de fundamental importância. “Essa é mais uma força da tarefa em que vamos diretamente ao foco dos possíveis problemas, nas escolas públicas vamos identificar os bacilos da hanseníase e Geohelmintíase e encaminhar para atendimento na rede municipal”, explicou o técnico em epidemiologia.

A partir da próxima semana todas as escolas da rede municipal de Petrolina receberão os informativos que terão de ser entregues aos pais ou responsáveis de alunos, os professores e coordenadores de escola junto às equipes de saúde estarão diretamente na busca ativa dos sintomáticos da Hanseníase e da Geohelmintíase. Na ação serão evidenciados também os professores de educação física, estes sempre tem um contato visual maior com a pele dos adolescentes, e poderão identificar com maior facilidade qualquer mancha suspeita.

Hanseníase – é uma doença infectocontagiosa que pode ser transmitida de uma pessoa infectada para a outra. A doença é causada por uma microbactéria mais conhecida como Bacilo de Hansen. Os principais sintomas da doença são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade.

ASCOM Secrataria de Saúde

Blog do Banana

Deixe seu comentário