Programa de Educação ambiental é implantado na SEDUC, em Petrolina

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemEquipe de coordenadores e técnicos administrativos da Seduc participaram de uma palestra com oficinas sobre o tema com objetivo de inserir a educação ambiental nas políticas públicas e nos processos de gestão das escolas da rede de ensino, as coordenadoras do projeto “EDUCAÇÃO CIDADÃ: ESCOLA E COMUNIDADE RUMO À SUSTENTABILIDADE”, a bióloga Doutora Magda Mangabeira, a professora Ionária Régia e Maria Aparecida Freire, propõem uma parceria no conjunto de ações e projetos do município.

Inicialmente será instituído o Núcleo de Educação Ambiental-A, pelo gestor municipal e, em seguida, serão implantadas as atividades de planejamento e de educação ambiental integradas com as escolas. Nessa primeira oficina, os participantes puderam discutir temas importantes como o plano municipal de resíduos sólidos e o programa de educação ambiental permanente na Seduc, além de apresentarem propostas de ações para redução dos impactos causados à saúde humana e à saúde ambiental.

Para a Dra Magda Mangabeira este encontro foi muito importante, pois foi possível discutir ideias que possibilitam a implantação de ações formativas. “A intenção deste programa é contribuir na formação de atores sociais engajados, capazes de interferir positivamente no processo de transformação da sociedade em que vivem”. A bióloga acredita ainda, que o segredo do projeto será a participação da comunidade petrolinense nas ações cotidianas de cuidados ambientais.

Para o secretário de Educação, Heitor Leite, o Núcleo de Educação Ambiental-NEA tem como foco sensibilizar e conscientizar a população quanto às questões ambientais, sua preservação e melhoria, além de desenvolver e apoiar a realização de projetos na SEDUC, produzir material didático para os profissionais de educação e difundir programas educativos relacionados ao meio ambiente. “Com o NEA, a rede terá um conjunto de iniciativas voltadas para a formação de cidadãos e para o fortalecimento de diálogos permanente entre a escola e comunidade”, disse o gestor.

ASCOM SEDUC

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário