Programa Pessoa Saudável estimula a prática de atividade física em Petrolina

É consenso entre os profissionais e pesquisadores em saúde que a prática regular de atividade física ajuda a prevenir o aparecimento e a evolução de diversas doenças. Pensando em estimular essa prática entre os moradores de Petrolina, a Prefeitura Municipal lançou, em 2009, o Programa Pessoa Saudável, coordenado pelo Núcleo de Promoção a Saúde, Prevenção a Violência e Cultura da Paz, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O programa é desenvolvido nas comunidades assistidas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), em parceria com o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), e tem como objetivo promover a saúde e prevenir doenças, através da formação de grupos de atividades físicas. “Buscamos melhorar a qualidade de vida da população e reduzir o número de doenças cardiovasculares e das complicações por hipertensão arterial e diabetes”, relatou o coordenador de promoção à saúde da SMS, Silvoney Junior. Os integrantes dos grupos têm a oportunidade de participar de ações educativas com nutricionistas, farmacêuticos psicólogos e enfermeiros, sobre diversos temas relacionados à saúde.

A secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta, explicou que o Programa busca ainda aumentar a proporção de crianças, adolescentes, mulheres, adultos e idosos que praticam regularmente a atividade física e outros exercícios corporais. “O ato de exercitar o corpo deixa o indivíduo mais ativo, ajuda a controlar o peso e a pressão arterial, fortalece os ossos, aumenta a resistência a doenças, diminui o stress diário e melhora a qualidade do sono”, declarou a gestora.

Para participar do Pessoa Saudável, basta procurar a Unidade Básica de Saúde que atende o seu bairro ou o Agente Comunitário de Saúde da sua área para buscar informações sobre os locais e horários dos grupos. O Programa possui 16 polos, distribuídos na Academia das Cidades, Vila Eduardo, Pedra Linda, Km 25, Alto do Cocar, Jardim São Paulo, Cosme e Damião, Gercino Coelho, Henrique Leite, José e Maria, Antônio Cassimiro, Jardim Amazonas, Ouro Preto, Jardim Maravilha, Vila Marcela e Idalino Bezerra.

Texto: Eneida Trindade

Foto: Arquivo SMS

Blog do Banana

 

Deixe seu comentário