Programa QualificACS inicia segundo módulo de formação

Ampliar a formação dos profissionais que atuam em Petrolina é um dos compromissos da gestão municipal e com esse objetivo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou, na última sexta-feira (10), mais um módulo do Programa QualificACS. Focada na capacitação dos Agentes Comunitários de Saúde, a iniciativa integra o programa de educação permanente em saúde da SMS e tem como finalidade estimular nos agentes, o desenvolvimento de educadores em saúde, a partir da discussão de diversos temas.

Reunidos no auditório do Centro de Orientação e Apoio Sorológico (COAS), cerca de 30 agentes comunitários discutiram o tema Políticas de Saúde, abordando questões como o papel do ACS na Unidade Básica de Saúde (UBS) e o planejamento de ações, tanto em relação ao seu trabalho como na interação com a Equipe de Saúde da Família. “É importante que o ACS desenhe uma estratégia de atuação na UBS e na comunidade, pois é através dele que os outros profissionais de saúde têm conhecimento do que acontece fora da unidade de saúde e podem também ir ao encontro dos pacientes”, relatou a enfermeira Helena dos Santos Silva Moura, que atua na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família do bairro Vila Eduardo.

Participaram da atividade os agentes que fazem a cobertura dos bairros Areia Branca, Vila Eduardo, Gercino Coelho, Idalino Bezerra e Henrique Leite. A coordenação ficou por conta da Psicóloga Ana Cléa Dias, da Nutricionista Cíntia Garcia, do Educador Físico Juliano Alencar e da Assistente Social Cleide Rêgo, integrantes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). “Atividades desse tipo enriquecem a nossa formação e nos dão segurança. Nós trabalhamos orientando a população e se temos carência de informação, prejudicamos não apenas o nosso trabalho, mas também o atendimento à população”, explicou o ACS Wanderley da Silva Santos, ressaltando a importância do Programa.

A segunda parte da formação com os Agentes Comunitários de Saúde foi iniciada também com as equipes dos bairros Cosme e Damião, João de Deus e Jardim Maravilha. Ao todo, serão ministrados 14 módulos educativos, em oficinas que valorizam a troca de experiências entre os profissionais de saúde, a reflexão sobre a situação atual dos serviços oferecidos em Petrolina e o reconhecimento coletivo dos desafios e potencialidades no desenvolvimento das ações promotoras de saúde .

Fonte: Ascom PMP

Blog do Banana

Deixe seu comentário