Programação especial celebra os 15 anos do Assentamento Mandacaru

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

STRNeste final de semana serão realizadas diversas atividades para comemorar os 15 anos do Assentamento Mandacaru de Petrolina-PE. Durante o evento serão homenageados os primeiros moradores do assentamento e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolina (STR) que foi determinante para a criação da comunidade composta por 70 famílias.

No sábado (5) acontece a confraternização com os moradores da comunidade. Em seguida, será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria eleita da associação de moradores da comunidade. Já no domingo (6), uma alvorada comemorativa celebra o dia da fundação da comunidade.

Segundo uma das moradoras da comunidade, Ozaneide Gomes, o assentamento surgiu de uma mobilização do STR Petrolina. “O sindicato fez toda a mobilização e persiste até hoje na organização dos agricultores familiares. Na madrugada do dia 6 de abril de 1999 foi criado o assentamento. Na época eram 100 famílias, mas por causa da quantidade de

terra disponível, 70 permaneceram no local. E o assentamento deu certo, tanto que boa parte delas continua no assentamento”, relatou.

De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Pascoal (Chicôu), apesar das muitas conquistas, o STR continuará lutando por melhorias para a comunidade. “Foram 15 anos de luta, os assentados conseguiram residência própria, transporte público, telefone e o acesso ao assentamento é asfaltado. Mas ainda precisamos conseguir mais investimentos e ajudar para que aquelas famílias tenham uma vida cada vez melhor”, afirmou.

O Assentamento Mandacaru, que fica a 18 km da sede do município, produz em uma área de 35 hectares frutas, verduras e legumes, possuem uma hora orgânica certificada. Além da produção de geleias, doces e polpas. A maior parte dessa produção é vendida para a prefeitura do município através dos programas Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Ascom

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário