Projeto de irrigação familiar vai levar água para pequenos produtores na área de sequeiro

O prefeito Julio Lossio visitou, nesse domingo (04), no Sítio Salinas, em Rajada. O local recebeu, há aproximadamente 45 dias, um projeto experimental de irrigação familiar que já demonstra resultados e será reproduzido em outras propriedades da área de sequeiro, com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida e produção do homem do campo. Um dos beneficiados foi o agricultor Jackson dos Santos Alencar.

Através do projeto, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, vai fornecer kits de irrigação, com o filtro, mangueira, caixa d’água, conexões e todo o apoio técnico para a montagem do equipamento. “Vamos criar com esses kits uma área onde o pequeno produtor possa ter uma fonte de renda para a sua família, seja utilizando essa água na fruticultura, na criação de uma horta ou para manter os seus animais”, explicou o prefeito Julio Lossio.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Raimundo Nonato, para participar do projeto o agricultor precisa ter uma fonte hídrica (poço, barreiro etc) e esta água deve ser suficiente para a sua demanda. “A prioridade é ter água para os animais. Caso tenha água suficiente para projeto, então nós iremos analisar o tipo de captação de água que mais se adequa às particularidades desse produtor. Aqui nós implantamos um catavento, mas podemos utilizar também a energia solar, a energia elétrica etc”, afirmou o gestor, ressaltando que o importante é que, no período de maior necessidade, aquela família tenha um alimento saudável para levar à mesa e a pastagem para alimentar os animais.

Para o pequeno produtor Jackson dos Santos Alencar, que desde a infância trabalha com  agricultura e pecuária, a instalação do sistema de irrigação foi uma grande conquista. “Isso aqui é bom demais. Na época que a gente não tinha esse meio de ter água para dar aos animais e plantar para ter o capim era muito ruim. Hoje, temos aqui uma irrigação por gotejamento, implantada pela prefeitura. O projeto deu certo e já estou ampliando”, relatou satisfeito.

Com o resultado da iniciativa, a Secretaria de Desenvolvimento Rural já programou a implantação de mais 150 kits. Cerca de 50 produtores da agricultura familiar já estão cadastrados para participar projeto.

 

Texto: Eneida Trindade

Foto: Gilson Pereira

Deixe seu comentário