Projeto movimenta o cotidiano das feiras livres de Petrolina

Fotografias, sanfonas, violões, teclados, alfaias, tambores, origamis, livros e até violinos têm se integrado ao ambiente das feiras livres pernambucanas. Projeto da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/ FUNDARPE, realizado em Petrolina com o apoio das Secretarias de Cultura, Desenvolvimento Rural e Segurança Cidadã, o “Cultura Livre nas Feiras” tem evidenciado que o lugar de arte e cultura é no cotidiano.

Entrando no clima das festas juninas, o bairro João de Deus recebeu no domingo (01) a atração musical Joãozinho Maravilha e Forrozão Bom Balanço, que fizeram o público arrastar o pé no pátio da feira livre. Coordenado por Marcus Ramos, o grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco trouxe a exposição ‘Ilha do Rodeadouro’ para o local.

Também presente na feira do Ouro Preto no último domingo (08), os clics feitos na Ilha do Rodeadouro puderam ser apreciados ao som da banda “Cabelo de Serpente” que, misturando rock com outros ritmos, levou alfaias e violinos para os palcos da feira livre. Enquanto o som rolava, o artista plástico Euclides Marques, conhecido como Kido, fazia demonstração de técnicas de origami, houve até quem se arriscasse na arte.

Segundo a gerente de elaboração de projetos da Secretaria de Cultura de Petrolina e responsável pelo acompanhamento do projeto na cidade, Cynthia Clause, as apresentações integradas ao ambiente das feiras livres têm evidenciado novas formas de promover o acesso da população aos bens culturais. “Os filhos dos feirantes, os próprios feirantes e todos os frequentadores da feira podem assistir as apresentações, participar das atividades ou propor intervenções, é um palco de possibilidades”, afirmou.

Nesta quinta-feira (12), o coordenador do Projeto, Alexandre Sena, estará em Petrolina realizando reuniões junto à Prefeitura Municipal de Petrolina para planejar as ações que acontecerão até dezembro deste ano no município.

A próxima feira a receber o projeto “Cultura Livre nas Feiras” é a do bairro Areia Branca. As apresentações acontecerão neste domingo (15), a partir das 9h.

Texto: Quercia Oliveira

Blog do Banaan

Deixe seu comentário