Projeto Petrolina Saudável é apresentado à equipe de saúde da AME Leonor Elisa

Enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, recepcionistas e agentes comunitários de saúde da unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado AME – Saúde da Família Leonor Elisa, no bairro Dom Avelar, reuniram-se ontem (22), para organizar a execução do projeto Petrolina Saudável, apresentado pela assessora técnica da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina (SMS), Cláudia Galindo, e pela coordenadora de Atenção Básica, Mércia Ferreira. A ação, que acontece desde 2009, tem como objetivo promover a saúde e estimular na população a realização dos exames de rotina e a prevenção de doenças, com foco no diagnóstico precoce de hipertensão e diabetes, câncer de colo de útero, mama e próstata.

Durante a reunião, Cláudia Galindo apresentou um elenco de 15 ações de saúde que estarão disponíveis, entre agendamento de exames, consultas, vacinas e ações educativas relacionadas à Saúde do Homem, da Mulher, da Criança, Saúde Bucal, Mental, Auditiva, do Trabalhador e controle de hipertensão e diabetes, além da Ouvidoria Itinerante e da confecção do Cartão SUS. “Neste ano, o Petrolina Saudável estará focado nas ações de Saúde, pois diagnosticamos que ainda existe uma grande parcela da população que não procura a Unidade Básica de Saúde. A realização do Programa no fim de semana permite que todos tenham acesso aos serviços disponibilizados diariamente pela SMS”, frisou a secretária Municipal de Saúde, Lucia Giesta.

“Precisamos conscientizar as pessoas sobre os cuidados que elas devem ter com a saúde para prevenir as doenças ou diagnosticá-las ainda no início, quando podem ser tratadas”, destacou o prefeito Julio Lossio, ao falar do compromisso da gestão municipal em cuidar da população de Petrolina. A proposta do gestor foi aprovada pela equipe da AME Dom Avelar, que reiterou a importância do evento. “Esse tipo de atividade mobiliza todo mundo. É bom para a interação da equipe e para a população, pois tem gente que trabalha e não pode vir à Unidade durante a semana. Com o Petrolina Saudável, a Prefeitura abre um espaço de atendimento para essas pessoas”, afirmou a enfermeira Geronildes Genuíno do Nascimento.

O projeto tem início no dia 31 de março. A cada sábado a equipe da SMS estará em um bairro da cidade ofertando diversos de saúde. Entre os locais visitados, estarão bairros como Dom Avelar, José e Maria, Vila Eduardo, Areia Branca, Henrique Leite, Ouro Preto, Antônio Cassimiro, Centro, Gercino Coelho, Pedra Linda, Jardim Amazonas e nas localidades de Rajada, Izacolândia e Projeto Senador Nilo Coelho – Núcleos 5 e 8, onde já existem ou serão construídas unidades de Atendimento Multiprofissional Especializado – AME Saúde da Família.

Texto e Foto: Eneida Trindade

Blog do Banana

Deixe seu comentário