Qualidade: Infraestrutura da cidade eleva pontuação de Petrolina entre as maiores do país

Por Ricardo Banana
A+A-
Reset

imagemA Revista Exame da editora Abril publicou na última sexta-feira (05) o resultado de uma pesquisa realizada pela Delta Economics & Finance apontando as melhores cidades entre as 100 maiores do Brasil. Petrolina aparece em 65º lugar no rankink onde entre os 50 municípios com melhor desempenho na avaliação, apenas 6 são de algum estado das regiões norte e nordeste.

A consultoria analisou 77 características das mais de 5,5 mil cidades brasileiras. Entre as variáveis consideradas estão saúde, educação, segurança pública, saneamento básico, economia e governança, entre outros fatores. No aspecto de infraestrutura, a pesquisa revelou que na variável Domicílios que engloba entre outros pontos, a coleta de lixo e energia elétrica, dos cinco pontos possíveis, a cidade atingiu 4,03.

Na iluminação pública, Petrolina tem aproximadamente 90% da sede e interior atendidos. Segundo a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), Petrolina é a terceira cidade pernambucana com o maior índice de atendimento por iluminação pública, ficando atrás apenas de Recife 1ª colocada, Jaboatão dos Guararapes e a região metropolitana.

Com a transferência do acervo da iluminação pública para os municípios, a partir de janeiro de 2015, quando a prefeitura assume a gerência, a expectativa é que haja maior agilidade no atendimento em serviços de manutenção e expansão da rede pública, que é a colocação dos braços e lâmpadas na posteação.

Sobre a coleta domiciliar de lixo, 100% da sede do município é atendida com o serviço, onde os bairros recebem pelo menos três vezes por semana o recolhimento. Nas áreas centrais o atendimento é diário. No interior, 70% das comunidades recebem o serviço.

“Temos trabalhado intensamente para garantir que toda a cidade esteja bem atendida e em sua totalidade. Desde que assumiu a gestão, essa é uma preocupação constante do prefeito Julio Lossio em fazer de Petrolina uma cidade com plenas condições de moradia e atendimento aos seus cidadãos”, afirmou a Secretária de Infraestrutura e Mobilidade Urbana Tatyanne Lima. A nota final na pesquisa ficou em 40,73.

A publicação completa pode ser vista no endereço http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/as-melhores-entre-as-100-maiores-cidades-do-brasil#1

Assessoria de Imprensa/ SEINFRAM

Blog do Banana

Related Posts

Deixe um comentário