Qualificação Profissional é tema do Coletivo de Direitos no José e Maria

imagemNa busca da qualificação profissional, tema do 1º Coletivo de Direitos no bairro José e Maria, mais de 200 jovens e adultos participaram do encontro com secretarias do Estado e município, entidades sociais e empresas privadas. O evento foi realizado pela Estação Governo Presente em Petrolina na Associação das Mulheres Rendeiras do José e Maria e contou com a participação das entidades envolvidas como a secretaria executiva de Acessibilidade do município, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), empresa Rumo Agrícola e Fundação Nilo Coelho que ofertou 8 cursos para os participantes e 67 pessoas fizeram inscrições.

As temáticas expostas aos participantes abordaram as dificuldades de acesso ao mercado de trabalho, a qualificação profissional em várias áreas, os desafios das pessoas com algum tipo de deficiência física e dicas para escolha dos cursos de aprimoramento.

O Coletivo de Direito é uma das ações desenvolvida pelo programa Governo Presente e tem o objetivo de difundir informações e impulsionar o acesso aos programas e ações das diversas secretarias do Governo do Estado, do município e órgãos federais, bem como instituições, organizações sócias, fundações e entidades privadas.

A estudante Jaqueline Suele Amorim, 18 anos, falou que o conhecimento nunca é pouco e para quem procura o primeiro emprego é mais do que um complemento. “Esse tipo de encontro faz a gente ficar mais animada para buscar nosso objetivo de vida. No meu caso eu preciso ‘fazer currículo’, estar capacitada para conseguir meu primeiro emprego”. Já Lucilene dos Santos Silva, 41 anos, concluinte do Ensino Médio, diz que se inscreveu para o curso de informática porque acredita que poderá conseguir um emprego com mais facilidade. “Estou um pouco parada porque fiquei em casa cuidado de filhos. Mas agora quero trabalhar fora e saber informática ajuda a abrir portas de emprego”, ressalta entusiasmada.

A Fundação Nilo Coelho ofertou 8 (oito) cursos durante o Coletivo de Direitos: Informática Básica; Manicure e Pedicure; Cuidador de Idosos; Confecções de peças íntimas; Corte e Costura; Bordado à Mão; Crochê e Macramê. Os cursos acontecem a partir do dia 26 de maio, na própria Fundação, tem carga horária de 60 horas, é gratuito e os alunos recebem apostilas e certificados.

Para gestora executiva da Fundação Nilo Coelho, Beatriz Barreto, a qualificação profissional dignifica a pessoa e ajuda na construção de uma sociedade mais digna. “Estimulamos as pessoas a terem um oficio. A construir sua base profissional para transformar suas vidas. Os cursos ajudam nessa construção. É o momento dos jovens e adultos também buscarem seus sonhos”.

Francis Teonília, gestora da Estação Governo Presente (EGP) em Petrolina, explica que a sistemática dos Coletivos de Direitos tem continuidade na sede da Estação através do Plantão de Oportunidades. “As inscrições para outros cursos dos programas e ações das diversas secretarias do governo estadual podem ser realizadas na Estação. Estamos à disposição da população”.

Serviço:

Estação Governo Presente

Av. da Integração, 1219, Maria Auxiliadora, Petrolina/PE

(87) 3866.9761

Blog do Banana

Deixe seu comentário